(RESOLVIDO) Como colocar o HD no Ubuntu junto com o SSD?

Olá, sou iniciante, vi alguns vídeos no Diolinux, mas ainda não consegui pegar direito.
Eu tinha achado um tópico parecido com esse, mas não resolveu o meu problema, por isso criei um novo. Eu cheguei a apagar o windows no gparted onde ficava no HD, mas agora não sei como colocar ele no Ubuntu.

Aqui onde está o SSD instalado já no Ubuntu em /dev/sda > /dev/sda2

Aqui onde está o HD, estava no Windows e eu apaguei em /dev/sdb e agora está apenas como não alocado

Porém como um é no dev/sda e outro no dev/sdb, eu não consigo apenas “esticar” e deixar completo no ubuntu com o hd, digamos assim.

Eu usei o comando sudo update-grub, na esperança que já alocasse sozinho no ubuntu kk, mas não funcionou.

Gostaria que não precisasse formatar e instalar novamente, mas se for o único jeito, tudo bem. Agradeço desde já

Configurações do PC:

Processador: Intel(R) Pentium(R) CPU G3260 @ 3.30GHz
Placa de Vídeo: AMD Radeon R7 360
Versão do Ubuntu: 20.04 LTS

1 curtida

O que você quer é aumentar o tamanho do / juntando SSD e HD? Ou você quer usar o HD como /home dentro da instalação atual?

1 curtida

Se o Ubuntu já estiver instalado, você pode tentar mover a /home para o hd seguindo o seguinte tutorial: Montar HD na inicialização do sistema | Manjariando
Mas minha recomendação é faça uma formatação do zero, especialmente se for uma instalação bem nova.
SSD: ~512 mb em fat32 para boot/efi;
SSD: ~4gb RAM SWAP (caso queira);
SSD: o que sobrar põem em ext4 e fica o /;
HD: ext4 /home

1 curtida

Acredito que consegui por o HD em home no Ubuntu, só pra confirmar, é isso mesmo né? Muito obrigado!!

Gostaria de alocar o HD que não estava alocado pro Ubuntu onde já tenho no SSD,
sem precisar formatar, acho que o outro colega já me ajudou, obrigado!!

1 curtida

Positivo (10 caracteres)

1 curtida

So faltou a swap aí, sugiro colocá-la no ssd (8 GB)

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.