[Resolvido] Como calibrar cores no Linux Mint?

Ontem instalei o Linux Mint em minha máquina e estou tendo problemas com as cores do sistema. Estão muito pálidas e configurar nos botões do monitor parece não resolver.

Eu sou um completo leigo quando o assunto é cores, e por conta disso acabo tendo grande dificuldade em calibrar as cores de qualquer sistema.

O que me salvou no Windows foi aquela ferramenta de Calibrar cores do vídeo, do próprio sistema(que vai explicando o que é gama, contraste e etc… E também mostra exemplos com imagens).

Há algo parecido com essa ferramenta no Linux Mint?

Olá @lucas2k02 tudo bem contigo?

Se você não possui uma GPU Nvidia ou um monitor profissional com dispositivo de calibragem, creio que a melhor saída é tentar ajustar o próprio monitor e não através do sistema. Outra opção para reduzir o problema é fazer ajustes individuais nos programas, ferramentas como o GIMP e Inkscape permitem diversos ajustes na exibição de cores.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Eu posso te recomendar o Xcalib.

sudo apt install xcalib

Ele é por linha de comando, então dá um olhada no --help, é bem simples até.

Nisso, para ele sempre aplicar os mesmos parâmetros que você quer e quando se logar, você deve adicionar isso nas opções de inicialização do Linux Mint.

Quando usava o Linux Mint fazia isso através desse script pois é bem mais prático, veja:

1 curtida

Muito obrigado pela ajuda @eddiecsilva e @kevinlucasilva!

Depois de passar algumas horas configurando o monitor e complementando com o xcalib, cheguei ao resultado que eu desejava.

2 curtidas