[Resolvido] Bug do Brave no CachyOS - Maximizar a janela faz com que ela seja redimensionada de forma incorreta

Olá, pessoal!

Estou criando este tópico para compartilhar a solução de um problema que enfrentei com o navegador Brave no CachyOS, caso mais alguém passe por isso.

O Problema:

O Brave começou a apresentar um bug visual bem chato: sempre que eu tentava maximizar a janela ele apresentava um BUG e redimensionava a tela em uma escala e resolução errada, como você pode ver neste video:

https://www.youtube.com/watch?v=gD2p3R5yuVY

*Bug acontece com 0:15 segundos.

A Solução:

Depois de pesquisar um pouco, descobri que a causa era a aceleração de hardware. A solução foi bem simples:

1. Abra o menu do Brave e vá em Configurações.
  2. No menu lateral esquerdo, clique em Sistema.
  3. Desative a opção “Usar aceleração de hardware quando disponível”.
  4. Reinicie o Brave.

Depois de seguir esses passos e reiniciar o navegador, o problema foi completamente resolvido e o Brave voltou a funcionar normalmente.

Espero que esta dica ajude quem estiver passando pelo mesmo problema!

CPU: AMD Ryzen 5 3600X (12) @ 4.51 GHz
GPU: NVIDIA GeForce RTX 4070 Ti [Discrete]
Memory: 2.38 GiB / 46.96 GiB (5%)
Kernel: Linux 6.15.6-2-cachyos
Display (DP): 1920x1080 @ 180 Hz in 27" [External]
Display (DXPRO340P): 3440x1440 @ 180 Hz in 34" [External] * (bug acontecia apenas neste)
Display (DP): 1920x1080 @ 180 Hz in 27" [External]
DE: KDE Plasma 6.4.3
WM: KWin (Wayland)

Abraços.

3 curtidas

Apenas para complementar, porque seu tópico me ajudou muito, eu ACHO que esse problema deve estar relacionado com os navegadores base chromium no wayland (talvez no KDE também, porque não uso Gnome pra testar).

Eu estou usando também o CachyOS, com o KDE de ambiente gráfico. Mas já usei o Opensuse com KDE e não me lembro se o KDE Neon ou Kubuntu, mas todas com wayland (nos últimos 3 meses), desde que troquei meu desktop por um com placa AMD, e tive problemas visuais no carregamento de páginas específicas sempre que usava algum navegador com base Chromium (especificamente o Brave, o Vivaldi e Opera apenas).

Qualquer base Firefox funcionava perfeitamente, mas os base chromium as vezes abriam a página com falhas visuais que eu só corrigia fechando a aba e abrindo o mesmo site novamente, ou as vezes nem isso. E segui a sua dica aqui por curiosidade e funcionou no Vivaldi.

Alguém sabe dizer porque isso acontece? Fiquei curioso sobre ser um problema conhecido dos devs ou se é específico de algumas placas, ou as vezes nem sabem porque a maioria da galera Linux usa os base firefox… hehehe

Versão do KDE Plasma: 6.4.5
Versão do kernel: 6.17.3-3-cachyos (64-bit)
Plataforma de gráficos: Wayland
Processadores: 12 × AMD Ryzen 5 5600 6-Core Processor
Memória: 16 GiB de RAM (15,6 GiB utilizável)
Processador gráfico: AMD Radeon RX 580 2048SP

No KDE ocorria isso comigo, mas era porque ele não estava usando o estilo da janela do tema e sim um estilo próprio dele que faz acontecer esse bug.
Sempre que eu instalo um navegador baseado no Chromium isso ocorre