[RESOLVIDO] Backup em pen drive/sd card/hd externo ou na nuvem?

Boa tarde, pessoal. Ultimamente tenho procurado formas de fazer backup dos meus dados e uma forma de mantém todos os dispositivos sincronizados. Tenho fugido desses serviços de nuvem mainstream (Google Drive, OneDrive e afins) e focado em outros (Cloud.Disroot, pCloud). Mas não tenho certeza se não seria melhor manter tudo offline ao invés de colocar em um servidor tão distante quanto Nárnia.
Por isso, gostaria de saber se é melhor colocar tudo em pen drive (ou sd card ou hd externo, ou talvez em todos eles) ou deixar na nuvem.

Eu costumo utilizar um HD Externo, é seguro dês de que tu mantenha ele “são e salvo” e é mais rápido de recuperar os arquivos. No momento estou utilizando um terceiro HD interno como Disco de Backup.

Depende, se vc tema rquivos muito grandes e que precisam ser usados frequentemente ou que vc baixe frequentemente, deixar em nuvem é ruim. Eu coloco geralmente backup em hd externo e na nuvem deixo coisas que utilizou muito, como fotos, músicas, documentos e etc. Mas vai de vc kk

Eu prefiro deixar tudo que puder na nuvem, porque se der um pau ou a máquina pegar fogo, posso restaurar tudo novamente, sem tretas…

Mas daí vai de cada um, eu detesto fazer backups locais.

Cara… eu uso todas as opções. Tenho, no meu PC, dois HDs de arquivos espelhados. No Pc de minha esposa tem cópia dos documentos mais importantes e de trabalho, e vice versa. Temos tudo em um HD externo de 2TB e uma conta de 5TB no OneDrive… E, uns 5 pendrives com arquivos e programas que normalmente uso…

Uso também o Cobian e o SOS backup nos servidores de clientes. Fazendo backup em dock station e também na nuvem (One Drive).

Acredito que em caso de um incêndio, ou o que é mais comum aqui no Brasil ultimamente, uma barragem se romper (tragédias a parte) é mais seguro as informações em Nárnia do que na sua casa. Se você possui uma boa velocidade de conexão, você pode inclusive criar seu serviço de armazenamento na amazon em um servidor dedicado. Além é claro, dos serviços existentes. Backup offline, até mesmo em pequenas empresas já está sendo extinto.

Obrigado pela ajuda, pessoal. Pelo visto é melhor ter os dois.

1 curtida