[Resolvido] Arch Linux não inicia e fica preso na logo

Edit: O problema foi um bug no código da intel que a atualização causou danificando o boot de vários computadores DELL XPS. A solução é fazer um downgrade pro ucode 20260512-1-any pelo pendrive de instalação do arch, depois digitando “pacman -U intel…”

Muito obrigado para todos que enviaram ajudas!

Então, eu tava usando o Arch no KDE normalmente, até eu resolver atualizar ele pelo Discover, só que depois que eu reiniciei, ele apareceu a tela do grub do dual boot normalmente, até eu selecionar o arch, ele ficou num boot loop e piscando 1 laranja e 8 brancos no DELL XPS 13 9340, segurei o botão power por 20 segundos e agora ele tá travado na logo do Arch Linux, capslock não funciona nem nada, eu to meio desesperado..

DELL XPS 13 9340, Intel Ultra 7 155H

Bom dia, @NoenDaren

Provavelmente o Discover encerrou a atualização no meio e corrompeu a inicialização. Tenta isso:

1. Na tela do GRUB, seleciona o Arch Linux e aperte a tecla e.
  2. Desce até a linha que começa com a palavra linux.
  3. Vai até o final dessa linha e apague as palavras quiet e splash (se tiver).
  4. No final dessa mesma linha, dê um espaço e adicione o número 3.
  5. Aperte F10 para iniciar o sistema em modo de texto puro.
  6. Faça o login com seu usuário e senha.
  7. Atualize e conserte o sistema rodando:
    • sudo pacman -Syu

• sudo mkinitcpio -P

8. Se não der erro, digite reboot e veja se volta ao normal.

Além das sugestões do @jonasea91 lembre de nunca usar o Discover no Arch Linux - esse não é um método recomendado para atualizar pacotes do sistema. Você pode usar normalmente o Discover para atualizar flatpaks se quiser.

:vulcan_salute:

Que eu saiba, não dá para atualizar o sistema via discover.

Só atualiza flatpak e temas.

Ao iniciar o logo do sistema, tecle esc e veja o que aparece .