Oi! Sou novo no Linux e um dos meus maiores sonhos era mexer com partição, porque sempre achei muito sofisticado organizar de uma forma superior a pastas, disso aí saiu a minha dúvida ao fuçar um pouco no Youtube, o que são cada um daqueles pontos de montagem listados? Tipo, /, /root, /boot, /bin, /usr, /lib.
No momento eu só tenho um SSD mesmo e queria pelo menos aprender como faz pra em 2025 arrumar isso oficialmente com 2 discos.
Edit: percebi que um dos videos que eu tinha colocado pra assistir mais tarde no yt era justamente um vídeo do Dio falando sobre isso, aqui caso alguém tenha a mesma dúvida: https://www.youtube.com/watch?v=90UseHX4-ns&list=WL&index=3 (curiosamente era o próximo na lista de reprodução)
Há uma leve confusão nos termos em seu tópico. Esses são diretórios, todos contidos dentro de outro diretório (o /, raiz, etc). Pontos de montagem são outra coisa.
No Linux, pontos de montagem são diretórios no sistema de arquivos onde hardware de armazenamento (HDDs, SSDs, pendrives, etc) é “montado” para que possa ser acessado. Aqui um exemplo de um setup com dois SSDs SATA.
/dev/sda1 - 512M - ponto de montagem em /boot
/dev/sda2 - 255G - ponto de montagem em /
/dev/sdb1 - 512G - ponto de montagem em /home
No setup descrito acima, ao abrir o seu gerenciador de arquivos e dar uma olhada na raiz, você vai estar navegando no conteúdo contido na partição /dev/sda2. Quando você clicar em /home, você vai estar acessando um dispositivo fisicamente separado do anterior, mas representado na hierarquia como mais um diretório. Pense no ponto de montagem como um diretório que serve de “portal” para acessar outro disco ou partição.
Da mesma forma, quando você conecta um pendrive ou cartão SD no seu computador, o diretório pelo qual você acessa ele é seu ponto de montagem. Por exemplo: se seu pendrive está montado em /mnt/pendrive, a partir deste diretório você estará navegando dentro do pendrive.
Não sei se ficou fácil de entender, mas acredito que sim.
Agora, quanto à utilidade de cada diretório contido no /, o vídeo do Dio que você linkou deve explicar bem.