[RESOLVIDO] Aceleração de hardware no linux

tl;dr: Não consigo rodar vídeos no linux acima de 720p, enquanto no windows eu rodo a 4k 60 sem problemas. Já tentei algumas coisas e, mesmo que a decodificação por hardware aparenta estar ativada, o consumo de cpu e performance continuam os mesmos. Há alguma solução para isso?

Olá, pessoal! No final de 2020 eu fiz um post aqui no fórum pedindo uma ajuda com um problema bem irritante. Que é o fato de meu notebook mal rodar um vídeo a 720p no linux, enquanto no windows 10 consigo rodar a 4k 60 sem qualquer tipo de problema.
Na época eu realmente queria migrar de vez para o linux, mas esse fato foi decisivo pra eu voltar para o windows. E bom, depois ficar uns bons meses com o windows, resolvi voltar pra cá e dar mais uma chance. E desta vez estou usando o Linux Mint, já que estou a mais de 6 meses sem mexer com linx. Decidi usar uma distro mais amigável.
Assim que eu baixei o Mint, fiz algumas pesquisas sobre como eu poderia tentar ativar a aceleração por hardware no firefox, chrome, brave, enfim, qualquer navegador, e acabei achando dois tutoriais interessantes que acabei testando. Segue abaixo caso alguém queira:

Link 1: https://www.linuxuprising.com/2021/01/how-to-enable-hardware-accelerated.html
Link 2: https://linuxavante.com/como-ativar-a-aceleracao-de-hardware-no-chromium-no-ubuntu-ou-linux-mint-va-api-patched-ppa-builds

Ok, segui os passos de ambos os tutoriais e nenhum deu certo. No primeiro, constava que a decodificação de vídeo por hardware estava ativada, porém não teve diferença na performance ou no consumo de cpu. O segundo tutorial deu menos certo ainda, pois nem apareceu a flag de hardware video decode que ele pede para ativar no chrome://flags.

Minha pergunta é: Tem algum jeito de eu conseguir essa bendita dessa aceleração de hardware no Linux?

Specs do meu Notebook:
Processador: Intel Celeron N3350
Vídeo: Intel HD Graphics 500
RAM: 4gb

Onde você não consegue rodar estes vídeos? somente no navegador? em algum site específico?

Eu tenho um problema semelhante que acontece/acontecia para mais pessoas é Amazon Prime e Netflix não reproduzir em resolução máxima pelo Linux, não sei se esse é o seu problema.

Sobre Netflix, eu lembro de ter lido faz um tempo que ele só rodava em 1080p no Edge ou no cliente baixado pela Store rodando no Windows… de lá pra cá, o Edge foi portado pro Linux, ainda não temos cliente pra Netflix e acredito que continuamos com 720p em qualquer navegador do pinguim…

Alguns serviços de streaming limitam a resoluçāo de reprodução no Linux, devido a uma questão de DRM eu acho. Nāo importa se tem aceleraçāo de vídeo por hardware ou nāo.

Eu sei que não acontece para todos, tenho amigos que rodam de boa nas resoluções originais, por isso acho estranho isso. Eu já revirei a Internet tentando descobrir como arrumar isso, mas acabei desistindo.

1 curtida

Como vc não especificou onde estava com o problema de aceleração de vídeo, vou assumir que é no navegador. E pelo seu post parece ser em navegadores base Chromium. Pelo que percebi o Google Chrome tinha suporte a aceleração a partir da versão 88, porém a partir da versão 89 essa aceleração está “quebrada” pelo menos aqui nos meus testes. Por outro lado o Firefox tem suporte completo a aceleração de vídeo conforme vc pode verificar pelo próprio tutorial que escrevi aqui no fórum: Como ativar a aceleração de vídeo nos Navegadores no Linux
E aqui o meu Firefox funciona com aceleração total tanto pra codecs do Youtube como Serviços de streaming como Netflix e Amazon.

1 curtida

A informação que consta no site da Netflix é essa:

Mas se funciona em resoluções maiores mesmo assim, é ótimo.

1 curtida

Bom, no caso estou falando especificamente em videos do Youtube. Já em serviços de streaming como Netflix e Amazon Prime eu nunca testei, mas provavelmente deve ter a mesma lentidão.

O meu problema está principalmente em vídeos do youtube, quanto a outros serviços eu não sei, pois não tenho como testar. Eu vou tentar fazer o que teu post pede, e assim que terminar dou o resultado.

O Stats for nerds do Youtube indica onde pode estar ocorrendo o problema, se é para criar o buffer, a resolução, frames…?

Depois de fazer o procedimento que você sugeriu lá no outro post, só percebi uma real melhora ao instalar a extensão Enhanced-h264ify. Agora consigo rodar vídeos a 1080p 60 sem dificuldades. Obrigado!

3 curtidas

Hmm, não sei dizer ao certo. Mas após eu instalar a extensão Enhanced-h264ify, pude conseguir rodar a 1080p 60 sem travamentos. Talvez seria algum problema de driver? pois quando habilitei novamente o VP9 na extensão os travamentos voltaram. E posso afirmar que não é alguma limitação do processador, pois ele é da linha apollo lake, e suporta a decodificação tanto do vp8, quanto do vp9.

Estranho mesmo. Porq o meu processador é o Intel N3010 e suporta aceleração vp9 no Ubuntu 20.04. Mas vc pode usar a extensão e executar em h.264 os vídeos no Youtube, assim não terá problema.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.