Resolver complicações com formatos de arquivos de mídia, (e porquê há tantas)?

Primeiramente, como sei se um formato é livre ou proprietário? Pergunto isso pois o fato de ser um ou outro pode ser que seja a resposta para algo que venha a se desenrrolar mais à frente…

Minha história com esse assunto...

Já tive que lidar com vários tipos de formatos de arquivos, instalava muitos jogos em meu pc e quando ia explorar a pasta de cada um deles e encontrava as pastas contendo todos os sons era demais, felizmente eu tinha o VLC que por acaso havia sido instalado em meu PC pelo técnico que o havia consertado eu não entendia nem um pouco pra que aquele cone servia e deixava lá de enfeite, só bem depois fui descobrir que ele servia para reproduzir mida e percebia que havia arquivos que o pc já por padrão abria com ele, quando meu pc ficou ruim denovo e dessa vez compramos outro, não tinha mais VLC eu não tinha acesso à internet então baixar não era uma opção, quando tentava reproduzir a maioria dos sonso que gostava de ouvir só apareciam mensagens de erro dizendo que “o :woozy_face: Player (Windows media player) :woozy_face: não :woozy_face: oferece :woozy_face: suporte,” fiquei 1 ano horrorizado com tudo aquilo e não conseguia encontrar de jeito nenhum, algum sentido sobre porque no jogo todos so sons era reproduzindos enquanto que separadamente pelo arquivo de cada um não um ano depois quando levei para trocar de sistema pedi à pessoa que instalasse o VLC pois não aguntava mais sofrer com o media player tosco, porém até hoje isso tem sido a razão se vários questionamentos a começar por:

Porquê isso aqui acontece??

Não é somente no media player que isso acontece! O reprodutor oficial das fabricantes de smartphones também não é capaz as vezes de reproduzir UM SIMPLES ÁUDIO DE WHATSAPP SÓ PORQUÊ OS MESMOS SÃO SALVOS EM FORMATO “OPUS” e o pior, não dá pra desinstalar a não ser que use ADB, poxa isso fica uma coisa totalmente desproporcional, faz-se um app que não reproduz quase nada que não esteja no formato que eles querem e ainda me impedem de o desinstalar quando na verdade o espaço ocupado por ele poderia estar sendo ocupado pelo VLC que presta muito mais…

O que uma fabricante tem contra simplesmente acrescentar um decodificador para outros formatos em seus softwares oficiais?? O que custa fazer isso?

Recentemente ripei vários dvds e quase todos os arquivos dos mesmos estavam em formato VOB, por acaso VOB é proprietário?? Um desses dvds era de uma formatura minha porém não somente minha e ao falar que havia conseguido ripar, várias pessoas que haviam estudado comigo naquela época e que aparecem nesse dvd também quiseram a gravação, como eram 4GB de arquivos fui mandando só uns “cortes” para umas pessoas até que pudesse levar o pen drive com todo o arquivo, aí surgem os problemas, a horrorosa briga que foi pra enviar uns cortes por WhatsApp só pelo fato do mesmo estar em formato VOB, e quando conseguia enviar como documento quem disse que o celular do destinatário reproduzia?? o que me restava era pedir para que os mesmos instalassem o VLC, e assim foi quando levei no pen drive, a pessoa teve que instalar o VLC em seu computador já que aparentemente converter para mp4 iria mexer na estrutura da gravação pois, de acordo com uma tela mostrada no VLC, arquivos MP4 não permitem Títulos/capítulos/Menus/etc… e o conteúdo da gravação da formatura tinha esses componentes (a cópia que eu fiz foi a ISO 100% fiel ao dvd)… ensinei a pessoa a usar o vlc para converter para outros formatos caso a mesma queira, o problema é o tempo que isso leva dependendo do tamanho do arquivo…

Qual o problema que as fabricantes tem em simplesmente acrescentar decodificadores em seus softwares, visto que no celular nem é possível desisntalá-los nativamente, se quer me obrigar a ter algo, que pelo menos sirva pras mais diversas situações dispensando a necessidade de se ter que recorrer a outro app…

Pra terminar, porque um software excelente como o VLC que reproduz enesimos formatos não consegue reproduzir arquivos MIDI??? como fazê-lo reproduzir arquivos nesse formato? O que aconteceu aqui?

E alguém já percebeu que ainda não existe emoji de cone?

Todo software tem uma licença, tem diversos tipos de licença, e quando você agreda este software ao seu, você tem que cumprir os requisitos que esta licença pede para que você possa usa-las. O que os desenvolvedores de players de vídeo fazem? Eles colocam suporte aos principais formatos do momento que é “obrigatório” para que ele seja aderido por mais usuários. O formato .VOB por exemplo, ja foi um formato padrão a muito tempo atras, hoje caiu em desuso. Tem ainda o seu uso por um nicho, porém este nicho acredito que não seja relevante ao fato de ter que incluir em seu suporte, principalmente em aplicativos de celular, o que necessitaria de implementação de recurso para navegação em menus dentro do vídeo para ter o seu funcionamento para atender uma baixa demanda.

https://wiki.videolan.org/Midi/

2 curtidas

Bom não sei bem onde vc acha esses arquivos, mas faz anos q n tenho problema pra abrir nenhum áudio ou vídeo seja em qualquer um dos meus dispositivos, tanto no player padrão como no vlc (obviamente o suporte é imenso a codecs). Mas enfim, acho que hj em dia só se for um formato bem especifico ou muito pouco usado pra alguém ter algum tipo de problema. Os formatos mais populares como MKV, MP4, AVI, e até webm (vp9) maioria dos players abre. E quando se fala em formatos de áudio a lista de suporte é maior ainda.

1 curtida