Resolução UltraWide Pop Os

Bom dia, pessoal. Eu tô com um monitor LG ultrawide como principal e pra fazer as lives preciso utilizá-lo em 1090x1080p, só que quando coloco nessa resolução ele tenta preencher a tela e fica todo esticado. Tem alguma forma de deixá-lo centralizado com as bordas laterais? Estou atualmente utilizando o Pop Os com os drivers do mesa pra uma rx570.

Desde já agradeço!

1 curtida

Olá @Lucas_Rodrigges tudo bem contigo?

Essa limitação que você está enfrentando tem diretamente a ver com o formato físico do monitor, uma opção para minimizar o problema seria colocar o jogo ou qualquer coisa que você vá fazer stream em modo janela no formato correto (1080p) e usar o OBS para compartilhar somente essa janela e não o monitor todo.

:vulcan_salute:

1 curtida

Mas no Windows ele ficava com as bordas laterais quando eu colocava em 1080 :frowning: tentarei fazer isso temporariamente, mas stream de janela pode me limitar um pouco… quando uso alguma DAW, em modo janela não aparece os plug-ins que abro por ex…

Esse é um problema que eu nunca nem tinha cogitado. Talvez alguma configuração de Xrand possa ajudar.
Creio ser mais a praia do @Natanael.755. :slight_smile:

Talvez esta discussão ajude:

:vulcan_salute:

1 curtida

Vou dar uma olhada! Brigadão!

No geral isso é configuração no monitor, note que se a gravação/transmissão estiver configurada nessa resolução vai ficar certinho


Você tem 4 opções:

  • Se você estiver transmitindo ou gravando uma janela, é só fazer o que o @eddiecsilva falou redimensionando a janela e capturando ela

  • Você pode emular seu desktop inteiro usando o Xephyr, essa é provavelmente a melhor solução pro seu caso, só envolve programação, se escolher esse eu posso te ajudar a montar um script

  • No geral tem um botão ou modo no próprio monitor pra manter o “Aspect Ratio” ou “Proporção”

  • Fazer um cálculo matemático no xrandr, a desvantagem além de ser trabalhoso, é que o fundo da tela fica um cinza berrante ou uma duplicata distorcida

1 curtida