Pessoal, desenterrei um mini-PC velho, instalei Linux, configurei tudinho, mas quando liguei em minha TV, deu erro de “resolução não suportada”. Preciso de ajuda!
Trata-se de um Zotac Zbox. É um um mini-PC bem antigo. Vem com CPU Intel Atom D525 e GPU Nvidia GT218 (Ion). Instalei Linux Mint 21 (beta) Xfce (base Ubuntu 22.04 LTS). Não instalei os drivers proprietários da Nvidia, deixei com driver Nouveau mesmo (versão 1.0.16-1).
Tudo funcionou direitinho quando ligado no monitor de PC, tanto pela saída HDMI quanto pela saída DVI.
Ao ligar na TV (pela HDMI), aparece a tela de boot do fabricante, depois a tela splash do Linux Mint, mas em seguida a tela fica preta e aparece uma mensagem de erro do televisor reclamando de “resolução não suportada”. É uma TV Samsung 4K (UN49KU6400GXZD).
Quando eu abro um terminal TTY, a imagem volta a aparecer e consigo fazer login e até mesmo iniciar o desktop com o comando “startx”. Só que a imagem fica esticada, não fica na resolução certa, e, mesmo entrando na opção de configuração de display, o sistema não permite alterar a resolução. Ao reiniciar, observo o mesmo comportamento de antes (tela preta após a tela de splash).
Pelo terminal TTY cheguei a instalar o xrandr, mas ao tentar rodá-lo, deu mensagem de erro.
Acredito que a mudança para resolução não suportada acontece ao carregar o desktop Xfce. Eu configurei para entrar direto no desktop, sem pedir senha na tela de login, então não sei dizer se a tela de login apareceria.
Acredito que o televisor não está sendo corretamente identificado pelo mini-PC, e o desktop Xfce está indo automaticamente para alguma resolução não suportada pelo televisor. Acho que se eu conseguisse desabilitar essa detecção automática de resolução de monitor e fixasse numa resolução de TV padrão (1920x1080, por exemplo), daria imagem sem problema.
Eu já usei esse mini PC em televisor antes. Mas era outro sistema operacional (Windows XP) e era outro televisor (uma Sony mais antiga, que nem era 4K). Não cheguei a testar em outros televisores, nem com outras distribuições Linux. Também ainda não tentei mudar para driver proprietário Nvidia. Mas será que alguma dessas tentativas ajudaria?
Alguém pode me dar alguma luz sobre o que tentar?