Resolução não suportada: Mini-PC velho vs. TV 4K

Pessoal, desenterrei um mini-PC velho, instalei Linux, configurei tudinho, mas quando liguei em minha TV, deu erro de “resolução não suportada”. Preciso de ajuda!

Trata-se de um Zotac Zbox. É um um mini-PC bem antigo. Vem com CPU Intel Atom D525 e GPU Nvidia GT218 (Ion). Instalei Linux Mint 21 (beta) Xfce (base Ubuntu 22.04 LTS). Não instalei os drivers proprietários da Nvidia, deixei com driver Nouveau mesmo (versão 1.0.16-1).

Tudo funcionou direitinho quando ligado no monitor de PC, tanto pela saída HDMI quanto pela saída DVI.

Ao ligar na TV (pela HDMI), aparece a tela de boot do fabricante, depois a tela splash do Linux Mint, mas em seguida a tela fica preta e aparece uma mensagem de erro do televisor reclamando de “resolução não suportada”. É uma TV Samsung 4K (UN49KU6400GXZD).

Quando eu abro um terminal TTY, a imagem volta a aparecer e consigo fazer login e até mesmo iniciar o desktop com o comando “startx”. Só que a imagem fica esticada, não fica na resolução certa, e, mesmo entrando na opção de configuração de display, o sistema não permite alterar a resolução. Ao reiniciar, observo o mesmo comportamento de antes (tela preta após a tela de splash).

Pelo terminal TTY cheguei a instalar o xrandr, mas ao tentar rodá-lo, deu mensagem de erro.

Acredito que a mudança para resolução não suportada acontece ao carregar o desktop Xfce. Eu configurei para entrar direto no desktop, sem pedir senha na tela de login, então não sei dizer se a tela de login apareceria.

Acredito que o televisor não está sendo corretamente identificado pelo mini-PC, e o desktop Xfce está indo automaticamente para alguma resolução não suportada pelo televisor. Acho que se eu conseguisse desabilitar essa detecção automática de resolução de monitor e fixasse numa resolução de TV padrão (1920x1080, por exemplo), daria imagem sem problema.

Eu já usei esse mini PC em televisor antes. Mas era outro sistema operacional (Windows XP) e era outro televisor (uma Sony mais antiga, que nem era 4K). Não cheguei a testar em outros televisores, nem com outras distribuições Linux. Também ainda não tentei mudar para driver proprietário Nvidia. Mas será que alguma dessas tentativas ajudaria?

Alguém pode me dar alguma luz sobre o que tentar?

Olá @joaoluiz, tudo bem contigo?

Segundo algumas informações que consegui encontrar online (aqui e aqui), esse hardware não oferece suporte a resolução 4k (3840x2160).

Por se tratar de um hardware muito antigo, talvez o driver proprietário ajude de alguma forma. Mas, como a própria especificação do hardware já diz ser incompatível, me parece pouco promissor.

:vulcan_salute:

Bom dia, @eddiecsilva! Obrigado pela resposta!

Não sei se fui claro, mas meu objetivo não é obter resolução 3840x2160 com esse mini-PC. Eu nem tinha essa expectativa, pois é um hardware muito antigo e low-cost!

No monitor de PC, esse mini-PC consegue fazer a resolução full HD (1920x1080) sem problemas. Minha expectativa é que eu conseguisse ter essa mesma resolução no televisor.

Eu não sei qual resolução o mini-PC está tentando jogar para o televisor, mas aparentemente é alguma resolução não suportada pelo televisor. Se eu conseguisse desligar a detecção automática de monitor e amarrar a resolução em 1920x1080, acho que o problema estaria resolvido, pois o mini-PC suporta e o televisor também.

1 curtida

Tente

xrandr --output HDMI1 --mode 1920x1080
1 curtida

Olá!

Na televisão está travado para funcionar em 4k?
Com ele plugado lá, veja o modo “just scan” da TV e se ela auto-ajusta e joga pra 1080p automático. Além de verificar nas configs da própria tv para ela trabalhar com resolução automática ou então já joga ela pra 1080p manualmente e aspect ratio 16:9.

2 curtidas

@aarProTech Se eu ligar um notebook ou um raspberry Pi, a TV vai automaticamente para 1080p e dá imagem sem problemas.

1 curtida

@null Pelo tty eu não consegui rodar o xrandr. Será que se eu colocar esse comando que você sugeriu em um bash a ser rodado no startup do Xfce, isso funcionaria? Vou tentar.

Deu certo. Coloquei o seguinte comando em um bash:

xrandr --output HDMI-1 --mode 1920x1080

Daí coloquei esse bash para rodar na inicializacao e funcionou.

@null, valeu a dica! Só havia um errinho: o output era HDMI-1, e não HDMI1. Corrigindo isso, funcionou.

2 curtidas

Na verdade não é um erro, isso pode variar de acordo com suas configuração do modo de exibição, e para verificar o qual usar você pode utilizar o comando seguinte xrandr --listmonitors

1 curtida

Ah, sim! Faz sentido! De qualquer forma, muito obrigado! Sua dica resolveu meu problema!

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.