Resolução 1920x1080 não funciona

Boa noite, instalei recentemente o POP-OS porém ao ligar o notebook ao segundo monitor que no caso é minha tv, não pega a resolução 1920x1080. Alguém para ajudar neste sentido, já está rodando com a nvidia mx940.


1 curtida

O teu monitor (tv) tem a resolução nativa de 1920×1080? Quando tu colocas essa sesolução manualmente pela interface do Gnome e seleciona para manter as alterações (se não mantiveres, volta para o estado anterior) acontece algum erro?

1 curtida

Como pode ver na imagem acima, ele identifica a tv como 1920x1080 porém ao tentar aplicar a tv fica sem imagem com fundo preto.

Verifica se o cabo consegue transferir essa quantidade de dados. Uma vez tive problema assim e era o cabo HDMI que por alguma razão só conseguia transferir acima de uma certa resolução numa direção. Também checa se a tua placa de vídeo dedicada ou integrada suporta dois monitores e se sim: em quais resoluções. Alguns hardwares específicos tem certas limitações.

1 curtida

Eu uso o mesmo cabo com o windows no mesmo notebook, somente com o linux que fica limitado.

Olá @renatomsantos, tudo bem contigo?

O sistema pode sugerir algumas resoluções que ele “acha” que podem funcionar quando a detecção do modelo não funciona corretamente. Saber o modelo da TV é um dos primeiros passos para a comunidade poder pesquisar se existe algum problema de compatibilidade com esse equipamento em específico.

Outro ponto, mesmo que funcione no Windows ou no Mac, é preciso levar em conta também qual é a GPU do seu notebook. Os sistemas operacionais podem ter limitações e recursos diferentes entre si.

:vulcan_salute:

1 curtida

Pois é, acho que é algo com configuração, pois como nunca tive problema no windows usando o mesmo note e cabo.
Notebook lenovo ideapad 320 com nvidia 940mx
I5 8th gen

Estou com o mesmo problema.

Tenho um notebook com dual boot (windows10 e archcraft):
Screenshot_2023-09-05-10-55-34_2646x768

e uma televisão que sempre usei tanto no computador como no PS4.

Quando tendo usar a resolução normal da TV(1920x1080), o monitor fica sem sinal do hdmi


Mas quando uso a resolução 1280x720 ele funciona ficando esticado com essa resolução errada.


Na wiki do arch fala para atualizar os drivers mesa, amd e vulkan, e usar o kernel mais atualizado. Já fiz essas alterações e nada.
Como em vários fóruns que li, no windows o monitor funciona normalmente e também no video-game, mas quando tendo o archlinux ele não vai, já usei outras distros e funcionaram normalmente assim como no Windows. Não encontrei o que pode estar dando esse problema, e gostaria de continuar estudando o ambiente Arch.

PS: Estou fazendo esse post dessa forma para futuros usuários que possam estar tendo o mesmo problema que o meu vejam de forma clara a mesma situação.

Como todo bom brasileiro eu “”“arrumei”“”" o problema com esse comando:

~$ xrandr --output HDMI-A-0 --transform 1.54,0,-30,0,1.553,-20,0,0,1

A resolução ficou uma porcaria, mas agora o monitor está “”“funcionando”“”" como deveria.

1 curtida