Reproduzir conteúdo de vídeo Star+ e Disney+, no navegador, no Linux

Recentemente enfrentei dificuldades para conseguir reproduzir conteúdo de streaming da Star+ e Disney+ dentro do navegador no Linux. Entrei em contato com o suporte e fui informado de que a compatibilidade das plataformas com o linux não está 100%.
A solução passada foi mudar as configurações do user agent do navegador, porém é um pouco trabalhoso ficar abrindo as ferramentas de desenvolvedor, toda vez que acessar o site da plataforma.
Buscando outra alternativa encontrei uma extensão para fazer essa configuração de forma mais simples e prática.
Trata-se da extensão User-Agent Switcher and Manager.

No meu caso, como utilizo o Firefox, foi a solução mais prática que enncontrei.

Configuração:

• Abra a extensão;
  • Escolha o navegador desejado;
  • Selecione o sistema operacional (Lembrando que se escolher Linux não irá funcionar, então escolha Windows ou Mac);
  • Selecione uma das opções de user agent que aparecerem;
  • Caso queira aplicar a configuração apenas na janela aberta clique em Apply (container on window);
  • Caso queira aplicar a todas as janelas do navegador clique em Apply (container).

Pronto. Já irá conseguir reproduzir os conteúdos de vídeo.

11 curtidas

Instala uma extensão para trocar o user-agent do navegador e força o teu browser a mentir que é Firefox no Windows.

Fonte: https://forum.garudalinux.org/t/disney-stopped-working-systemwide/24212

3 curtidas

Valeu brother. Eu mandei o tópico faltando uma parte rsrs. A solução que encontrei foi essa mesmo, usar uma extensão pra mudar o user agent.

2 curtidas

Por acaso esse procedimento também é necessário para navegadores base Chromium (Chromium, Chrome, Brave, etc.)?

É sim. Quando entrei em contato com o suporte, a solução que me passaram foi alterar o user agent nas ferramentas de desenvolvedor do Chrome. É o mesmo que essa extensão faz, porém com ela é bem menos trabalhoso.

Pra usar no Chrome pode ser essa, sugerida pelo próprio Google:
Testar aplicativos do Google Chrome e sites em várias plataformas - Ajuda do Chrome Enterprise and Education.

3 curtidas

Basicamente o suporte em si tá 100% mas o site busca pelo User-agent do Windows, o AppImage do Firefox corrigiu esse problema

3 curtidas

O que eu estranhei, é que já assistia aos conteúdos da plataforma no Firefox no Linux há uns 5/6 meses e não tinha tido problemas. Só de 2 dias pra cá.

Eu não consigo assistir nada no Star+ tem pouco mais de uma semana. Será que é disso que se trata?

1 curtida

Acredito que sim. Tenta a extensão que indiquei no primeiro post. Provavelmente vai te ajudar.

FIz aqui e funcionou. cara! Muito obrigado. Utilidade pública!

1 curtida

Informação de utilidade publica. Faz 5 dias que a Star+/Disney+ parou de funcionar aqui também, cheguei achar que era o Pi-hole bloqueando alguma coisa.

Olá!

Essa questão do user agente é um método paliativo e também pode vir a parar a qualquer momento. Enquanto isso, utilizemos! Comentei sobre esse fato num grupo também e contribuindo um pouco com informações, há outras questões por detrás e em um visão geral pode-se abordar a questão como uma política de negócios. Colando aqui a mesma mensagem que escrevi e passei para responder a um outro colega com mesma questão que você abordou.

Não é uma questão só do navegador e enconder em si. Vai muito do modo como as plataformas atuam frente a decisões de negócios. E infelizmente pela baixa representatividade na maioria dos casos aliado também a não quererem muito que os sistemas de base linux free cresçam, não habilitam, no servidor, a liberação de streaming dash acima de 720p para quando detectam OS Linux. Ainda, como as distros são na maioria das vezes free também não entram na roda de licença para utilizarem por excelência o widevine L3 que está sendo deixado de lado e cada vez mais estão focando no L1 que é o maior público. Windows, macOS/IOS, Android por serem comerciais e “vendidos” aos milhões possuem certificado de licença para atuarem com a decriptação de conteúdo digital, além de terem privilégio nos servidores ao serem detectados via user agents.

Num aspecto geral eu comentei sobre isso em um vídeo que fiz justamente relatando do porque dispositivos como um Raspberry Pi ou mesmo PC ou similares com Linux não entram nessa roda em vias naturais. Salvo alguns caso você consegue utilizar o plugin widevine em alguns serviços e mesmo assim quando consegue a qualidade é a reduzida.

4 curtidas

Olá! Instalei a extensão User-Agent Switcher e percebi que, ao deixá-la ativa, alguns sites protegidos que visito e são protegidos com Cloudflare não estavam carregando. Desativando, tudo voltou ao normal. Assim, como foi explicado acima, melhor ativar somente para o serviço da Disney+/Start+. Em Opções > WhiteList.

1 curtida

Aparentemente não é um problema com DRM. O script que coleta a informação sobre a plataforma na qual o site está rodando somente tem parâmetros para Windows, MacOS e ChromeOS, sem nenhum tipo de “fallback”. Se essa informação não consegue ser coletada o vídeo não reproduz, isso pode ser um problema até para outros sistemas, caso o usuário que busque mais privacidade tente bloquear a coleta desse tipo de informação.

Aparentemente isso parece ter sido um vacilo dos desenvolvedores da Disney e não algo intencional, conforme é explicado nesse vídeo:

1 curtida

Senhoras e senhores, como estou com o mesmo problema resolvi criar um script paleativo para dar um bypass nesse problema.
O script criado só é ativo nos sites da disneyplus e starplus. Ele apenas faz a mesma coisa que a extensão citada acima, mas de forma automatica.

Segue o script:

Caso queira, a extensão que uso é Violentmonkey.

2 curtidas

Acho que só a Disney+ e o Star+, tem esse problema.
Aqui, a Netflix, a Paramount+ e a Amazon Prime Video, funcionam em qualquer navegador no Linux.

Restante ta normal mesmo, é um problema deles.
Netflix, Prime e Crunchroll eu assisto sem problemas.