Reprodução de video e audio reproduz ai do nada da uma engasgada e trava

Sou usuário linux inciante, o problema e na reprodução de video e audio reproduz ai do nada da uma engasgada e trava e fica um som irritante similar a uma sirene se alguem puder me ajudar ficarei muito grato

Kernel: 5.19.0-23-generic arch: x86_64 bits: 64 Desktop: LXQt v: 1.1.0
    Distro: Ubuntu 22.10 (Kinetic Kudu)
Machine:
  Type: Laptop System: Multilaser product: PC132 v: 1.0
    serial: <superuser required>
  Mobo: Multilaser model: Multilaser Industrial
    serial: <superuser required> UEFI: American Megatrends v: 1.15
    date: 11/01/2019
Battery:
  ID-1: axp288_fuel_gauge charge: 100% condition: N/A
CPU:
  Info: quad core model: Intel Atom x5-Z8350 bits: 64 type: MCP cache:
    L2: 2 MiB
  Speed (MHz): avg: 513 min/max: 480/1920 cores: 1: 480 2: 480 3: 525
    4: 570
Graphics:
  Device-1: Intel Atom/Celeron/Pentium Processor x5-E8000/J3xxx/N3xxx
    Integrated Graphics driver: i915 v: kernel
  Device-2: Alcor Micro USB 2.0 WebCamera type: USB driver: uvcvideo
  Display: x11 server: X.Org v: 1.21.1.4 driver: X: loaded: modesetting
    unloaded: fbdev,vesa gpu: i915 resolution: 1366x768~60Hz
  OpenGL: renderer: Mesa Intel HD Graphics (CHV) v: 4.6 Mesa 22.2.1
Audio:
  Device-1: Intel Atom/Celeron/Pentium Processor x5-E8000/J3xxx/N3xxx
    Series Imaging Unit driver: N/A
  Sound Server-1: ALSA v: k5.19.0-23-generic running: yes
  Sound Server-2: PulseAudio v: 16.1 running: yes
Network:
  IF-ID-1: wlan0 state: up mac: <filter>
Drives:
  Local Storage: total: 148.5 GiB used: 8.45 GiB (5.7%)
  ID-1: /dev/mmcblk0 model: UY5CS0 size: 29.25 GiB
  ID-2: /dev/mmcblk1 vendor: Samsung model: GD4QT size: 119.25 GiB
Partition:
  ID-1: / size: 28.33 GiB used: 8.44 GiB (29.8%) fs: ext4
    dev: /dev/mmcblk0p2
  ID-2: /boot/efi size: 299.4 MiB used: 6 MiB (2.0%) fs: vfat
    dev: /dev/mmcblk0p1
Swap:
  ID-1: swap-1 type: file size: 512 MiB used: 279.8 MiB (54.6%)
    file: /swapfile
Sensors:
  System Temperatures: cpu: 54.0 C mobo: N/A
  Fan Speeds (RPM): N/A
Info:
  Processes: 206 Uptime: 38m Memory: 1.85 GiB used: 1.36 GiB (73.4%)
  Shell: Bash inxi: 3.3.21

Olá!

Ao instalar o sistema você optou por instalar softwares de terceiros incluindo os pacotes multimídia (algo assim)? Uma vez que o som sai e parece estar com drivers corretos, tais efeitos são normalmente problemas com codec e performance de player que não esta conseguindo utilizar aceleração adequada.

Caso não tenha optado por tais itens inicialmente, abra a loja de aplicativo e procure pelo ffmpeg full e também pelo ubuntu-restricted-extras e instale esses dois programas.

Esse é o padrão para ter funcional uma maior cobertura de codecs e programas que utilizam os hardwares para áudio e vídeo.

eu optei por instalar eles, incrivelmente tudo funciona exceto reprodução de música ou vídeo

O DE é LXQT, instalou foi o Lubuntu 22.10?
E você está usando ele de um cartão uSD/MMC?
Qual marca e modelo de consumidor desse aparelho?

Chegou a testar em um pendrive de boot com a versão 22.04.1? Talvez os programas em versão de longo tempo possa funcionar melhor em combinação com seu pc.

eu testei outras versões de linux algumas versões passadas e não funcionou, em outro fórum um usuário tinha comentado que talvez o notebook não fosse muito compativel com linux já que ele rodava o windows 10 sem esses problemas

Pelo que postou de informações funciona com seu hardware. Porém é preciso um ajuste fino.

Qual é marca e modelo do notebook?

Invista em um teste com o Ubuntu Mate 22.04, Fedora 36 e MX Linux 22.2.1 Xfce. Busca a última versão ISO nessas exatas releases e crie o pen drive inicializável, e depois, veja se funciona normal sem apresentar os tais barulhos em alguma delas.

Legacy C 14 Pol 2GB 32GB Atom Win Vermelho - PC132.

Vou tentar essas outras distros que você recomendou mais tarde, eu paticularmente gostei de linux eu nunca tinha me atentado a isso unico problema que tive foi esse mesmo do som e video de resto ele roda melhor que o windows, e meio que eu não tenho como voltar ao windows porque a multilaser não disponibiliza os drivers e eu não fiz backup ai rodei kkkkk fiquei sem driver de som no windows. (Ubuntu mate o problema foi pior ele travava e não voltava aqui no lubuntu se eu pausar a reprodução por um curto periodo as vezes o audio volta)

Entendi.
O Note é bem modesto e então precisa usar distros realmente leves em projeto.
Bodhi e BusenLabs são bons exemplos.

Agora se deseja mesmo voltar pro Win segue aqui o link oficial para os drivers corretos:
http://driverseng.multilaser.com.br/Engenharia/Notebook/DRIVERS/Drivers_PC130_PC132_IP02/Drivers_PC130_PC132_IP02.zip

1 curtida

muito obrigado por sua ajuda, eu finalmente consegui achar uma distro que fosse compativel sem esse problema de som, instalei wattsOS e deu muito bom, mas suas dicas me ajudaram em outras pendências.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.