Reparar Tentativa de Instalação do Ubuntu 18 no OSX Mac

Colegas tentei instalar o Ubuntu 18 no meu Mc OS de 2012, ele está com o Sierra, fiz uma partição para Linux, mas na hora de instalar fu em avançado, pois não queria perder as outras partições (principalmente a de recuperação), e mandei instalar na área livre que tinha determinado.
usei o formato de arquivo em ext4 e o ponto de montagem / . Mas ao final disse que não conseguiu instalar o grub… mas agora o sistema não inicia mais automaticamente no OSX, mas sim o terminal do grub.
E minha partição do Windows sumiu na inicialização.
Ao menos segurando o Alt ainda consigo iniciar no OSX.

Eu tentei refazer a instalação do Ubuntu, ai fui no automático e tinha duas partições com ubuntu já … deu o mesmo erro.

Entrei no OSX e retirei as partições do Linux.

Peço orientação 1º como retiro o GRUB para o sistema volta a iniciar pelo Mac e seu eu quiser usar alt para iniciar outra partição?

Segundo como instalo o linux nele?

Abaixo fotos que tirei para facilitar a explicação, obrigado.

Quem vai “mandar” é o macOS… Quando eu usava os 3 sistemas no meu MacBook, eu instalava primeiro o macOS, criava as partições do Windows e do Linux, instalava o refind (The rEFInd Boot Manager) pra gerenciar o Boot. E depois seguia com a instalação do Windows e do Linux.

2 curtidas

Agradeço a indicação instalei(baixei, abri e executei o .dmg) ele, mas o grub continua se intrometendo na inicialização… talvez se eu formatar e depois instalar ele.
A formatação vc fez com a ferramenta do Mac?

Mas vc tem que instalar ele pelo terminal do macOS. Mas antes tem que desativar o Boot seguro. Por isso que não funcionou. Tem as instruções no site.

1 curtida

http://www.rodsbooks.com/refind/sip.html

Desce até a parte “Using Recovery Mode”. Ele mostra qual baixar, como instalar e como desativar o SIP que é sistema de Boot segura do Mac.

1 curtida

tentei desligar como fala no saite e não funcionou, pelo que li lá diz parte instalar usando a recuperação, mas não funcionou também… ou digitei algo errado?

Isso, tem que dar o boot em modo de recuperação, se não tiver, pelo cd ou pendrive de instalação do macOS. Quando chegar na tela de instalação, é só abrir o terminal e digitar csrutil disable.

Outra opção é usar a imagem do refind para da o boot, como fala lá no site, mas essa opção eu nunca usei, não sei como ela funciona.

http://www.rodsbooks.com/refind/sip.html#disable_in_refind

Se mesmo fazendo isso não funcionar, tenta refazer a instalação de todos os sistemas seguindo a ordem certa, mas é demorado.

Instala o macOS, desabilita o SIP, cria as partições do Windows e Linux pelo macOS, instala o refind, instala o Windows e instala o Linux.

OBS: Vc não cria partições de boot. Quem vai gerenciar os boots é o refind.

1 curtida

consegui executar pelo pen, desligou o SIP, executei dentro do OSX com sucesso (nem lembrava que ele executava .exec), mas não funcionou. Vou tentar só restaurar a partição do Mac, se não funcionar vou formatar o HD todo e reinstalar o sistema.

Obrigado pelas orientações.

1 curtida

Então deve ter ¨zuado¨ a inicialização mesmo. Seguindo a sequencia ali, nunca tive problemas.
Mas também já faz um tempo que deixei de usar o macOS pq acabou o suporte para o meu MacBook, então não sei se mudou alguma coisa.

1 curtida

Apenas para quem entrar aqui no futuro tem essa opção assim que testar posto aqui se consegui:
MAC LINUX USB LOADER - pago.

Como observação o Endless eu consegui instalar facilmente em um HD externo e dar o boot tradicional do Mac, mas ao ligar em um PC antigo que estava para bootar pela porta externa primeiro ele não iniciou.

1 curtida

Fica o registro: melhor “boot loader”, para mim e meu Mac, é o rEFInde. Reconhece tudo.

Uma vez inicializado o MacOS, instale a ferramenta e reinicie. Funcionará.

1 curtida