Reparar GRUB após instalação do Kali Linux

Fala galera, tudo bom? Estou tendo um problema bem chato pra instalar o Kali Linux no meu notebook. Ele é um samsung da linha expert de 2019. Eu fiz o seguinte:

• flashei o Kali em um pendrive.
  • Desliguei o secure boot na UEFI do notebook
  • Dei boot do kali no note via UEFI e instalei normalmente, criando as particoes /dev/sdx1 como EFI com 512MB e /dev/sdx2 como EXT4 e mount point em /

Eis o primeiro problema. Segundo os logs da instalação o grub foi instalado normalmente, porém ao tentar dar boot a UEFI não reconhece nenhum dispositivo.

A partir dai eu tentei dar boot com o ubuntu em live pra montar as partições e tentar corrigir o grub por ai, e dei de cara com outro problema. Meus passos foram:

• dei boot no ubuntu
  • double check pra garantir que to rodando em modo UEFI (acho que esse notebook só suporta UEFI na verdade, mas só pra garantir eu chequei mesmo assim).
  • e dai rodei os comandos:
    => sudo mount -t ext4 /dev/sda2 /mnt
    => sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda

E a partir dai tive os seguintes warnings e erros:

“grub-install: warning: this GPT partition label contains no BIOS Boot Partition; embedding won’t be possible.”
e
“grub-install: warning: Embedding is not possible. GRUB can only be installed in this setup by using blocklists. However, blocklists are UNRELIABLE and their use is discouraged…”
e
“grub-install: error: will not proceed with blocklists”

Rodei novamente o comando, dessa vez com a flag --force. Dai ele roda normalmente e diz que não ocorreu nenhum erro, porém ainda assim eu não consigo dar boot e não sei mais o que pode ser =/

A partir daí eu travei. Não faço ideia de qual caminho seguir e como resolver esse problema. O que eu estou deixando passar? Procurando no google por esse erro eu só encontrei coisas relacionadas ao secure boot, mas ele já está desabilitado…

Não ficou claro se você instalou no mesmo disco ou em disco diferentes…

Verificou na BIOS/Firmware do seu computador para selecionar a opção de boot correspondente ao Kali?

Depois quando vc entrou no modo live tem vários erros no processo…

1. Vc montou a partição raiz em /mnt: OK
  2. Vc tentou instalar o grub na partição montada: Completamente errado.
  3. Vc forçou a instalaçãodo grub: Errado! Como o Você instalou um grub sem configuração na MBR do seu disco, sendo que seu computador é modo UEFI. Com a opção --force sabe-se lá o que ele fez!

O jeito certo é escolher ele na opção da BIOS. Porém talvez a instalação com o --force tenha estragado essa entrada… Verifica lá se consegue. Se não conseguir, o jeito correto de reparar o grub é:

1. dar boot em live,
  2. montar em chroot o seu sistema
  3. dentro do chroot, montar a partição EFI
  4. aí sim grub-install.

Segundo as mensagens do GRUB, ainda que você tenha instalado o sistema usando o modo legacy, o particionamento que você fez é do tipo GPT. O GRUB está te dizendo que não tem como gravar o carregador de inicialização nesse esquema de partições, porque ele usa um MBR (Master Boot Record), a menos que você tenha uma partição que possa ser usada para isso.

Eu tenho uma workstation (Dell Precision T3600) com uma implementação bugada de EFI e instalei o openSUSE numa matriz RAID-1 com GPT, mas sem EFI, mantenho em modo legacy também. Meu particionamento está assim:

Tá vendo essa partição de 8 MiB? É justamente a partição para o GRUB funcionar aqui, então, sim, pode usar GPT sem EFI, mas precisa de uma partição para o GRUB. Como essa matriz RAID é das “novas” do mdraid, ela possui partições, então ela entrou como “/dev/md0p2”, mas isso é secundário aqui, não precisa de RAID pra inicializar assim.

Se quiser fazer as partições pelo comando parted, dá uma olhada nesse guia do Gentoo. Veja que tem uma flag que você precisa definir e que a partição criada no exemplo foi de míseros 2 MB.