Remover interface gráfica do Ubuntu

Boa tarde, meus caros…

Estou usando o Ubuntu 22.04 com a interface do Cinnamon já tem um bom tempo. Nunca me importei (e nem quis) em desinstalar a interface gráfica original, para caso um dia resolvesse reutilizá-la novamente.

Acontece que estou com problemas de espaço de armazenamento e, como estou sem a possibilidade de comprar um SSD novo no momento, pensei em desinstalar o Gnome.
A questão é:
Posso desinstalá-la sem problemas? Se sim, como proceder?

1 curtida

Poder você pode, porém alguns “resíduos” do Gnome ficarão. A boa mesmo é formatar do zero com o Ubuntu Cinnamon direto. Outra coisa que você pode fazer é remover pacotes orfãos e limpar os snaps, mantendo apenas a versão mais recente.
Comando para remover os pacotes orfãos e limpar o cache do APT: sudo apt autoremove -y && sudo apt autoclean

2 curtidas

Rapaz. vc sabe que se remove-la vc vai parar em uma tela preta modo texto?

Na verdade não, porque tenho o Cinnamon instalado, então acredito que não ficaria sem interface gráfica.
Minha dúvida é se eu remover o gnome, o sistema funcionaria normalmente, com o cinnamon instalado.

Pois é, eu pensei em reinstalar do zero o Ubuntu Cinnamon, mas fiquei em dúvida se o sistema é o mesmo, apenas com a interface gráfica diferente.

Mas é. Ele é um flavour oficial do Ubuntu, assim como o Kubuntu, Ubuntu Mate…

1 curtida

Ah, legal… então acho que pode ser a melhor opção mesmo.
Obrigado pela dica!

Pra remover pacotes desnecessários, utilize o Bleachbit. Sugiro que use a versão que está no repositório do Ubuntu. A versão do site: Download | BleachBit estáva dando pau. Ele vai colocar 2 modos: Bleachbit Root e o Bleachbit. No modo root, eu deixo ele como na imagem abaixo. Marco todos ,exceto Free disk e memory, porque ele faz uma análise demorada.:

Detalhe: após rodar o app, dê um sudo apt update.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.