Remover ícones do desktop do ubuntu 20.04

Instalei o Ubuntu 20.04 beta para testar. Ao tentar remover os ícones do desktop, através da extenção, ocorre um erro para abrir a configuração da extensão. Tentei atualizar a mesma pelo site do Gnome Extensions mas também ocorre um erro.

Alguém conseguiu remover os ícones do desktop nesta versão?

1 curtida

Desativa a extensão que funciona (use o gnome-extensions)

1 curtida

Desativei a extensão, mas ele não remove os ícones da área de trabalho. Fiz isso através do gnome-extensions.

Instale o Dconf Editor

sudo apt-get update
sudo apt-get install dconf-editor

Tenha muito cuidado com o Dconf, ele é uma aplicação que pode fazer mudanças sensíveis no sistema, e qualquer erro pode ocasionar em uma “bagunça na interface”.
Siga o caminho conforme tela em anexo.

Espero ter ajudado.

3 curtidas

Consegui resolver o problema da seguinte maneira; simplesmente desinstalei a extensão. Neste caso funcionou. Mas descobri outra coisa, e gostaria da opinião da comunidade; todas as configurações de todas as extensões não estão funcionando. O mesmo ocorreu com a configuração da extensão de meteorologia. Minha instalação foi do zero usando uma máquina virtual (Virtual Box). Este comportamento não está me incentivando a fazer a atualização a partir da versão 19.10, que está bem estável.

Este bug existe mesmo e já foi mapeado. Segue link que informa o mesmo:
https://www.reddit.com/r/gnome/comments/fkf6iz/cant_access_gnome_extension_configuration_after/

Esperamos que esteja corrigido até o lançamento oficial da release.

Também estava com esse problema, mas resolveu depois que instalei o pacote gnome-shell-extension-prefs.

3 curtidas

Infelizmente o problema não é com o Gnome e sim com o Ubuntu. Eu também tenho testado o 20.04 nesses últimos dias e percebi que usando a sessão Gnome padrão (sudo apt install gnome-session e depois selecionar a sessão Gnome na tela de login) , as configurações das extensões funcionam sem problema usando o gnome-tweaks. Com o mesmo programa a configuração das extensões não funcionam na sessão Ubuntu. Provavelmente colocaram uma variável para bloquear a ativação/desativação das extensões padrão, mas eu não fui atrás para encontrar. Simplesmente estou usando a sessão Gnome mesmo.

Ótima dica @Soldier . Instalei este pacote e funcionou perfeitamente. :+1:

1 curtida

Hmmm! Então vou tentar fazer isso também. Só sei que pela sessão Gnome realmente funciona sem problemas, enquanto na Ubuntu não. Vai saber… hahaah

Fiz a instalação mínima, não sei se esse pacote é retirado nela. Mas ele deveria estar presente, ao menos na instalação comum.

Funcionou muito obriigado :+1:

2 curtidas

Funcionou perfeitamente

1 curtida

Hello, mates.

Estava, claro, com o mesmo problema e segui o conselho do colega Soldier, pois estava marcado como SOLUÇÃO, mas fiquei na dúvida. Quando abri o Tweaks, lá estava uma extensão chamada Desktop Icons, como podeis ver na imagem abaixo:

A minha dúvida: Esta extensão faz parte da gnome-shell-extension-prefs?

E para desabilitar os ícones, tive de clicar sobre a engrenagem, como vedes na imagem abaixo:

Para poder desativar os ícones, pois a extensão em si já estava desativada, mas os ícones continuavam lá.

De qualquer modo, resolvi o problema. Obrigado pela vossa ajuda.

Cptos

Bruno, falando em gnome-tweaks, quando fui instalar esse pacote, havia duas opções: gnome-tweak-tool e gnome-tweaks. Qual das duas é a opção correta ou tanto faz?

Cptos

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.