Relato de experiência com impessora HP e drivers instalados por snap

Este relato mostra os resultados que obtive utilizando o pacote hplip-printer-app instalado como pacote snap. Aqui não explicarei como instalar o snap, nem o cups, scanner, webapps ou outro recurso qualquer. Adimito a hipótese de que você sabe como fazê-lo ou onde obter ajuda.

Instalei o pacote acima:

sudo snap install hplip-printer-app

Esse pacote ouve na ports 8000 do localhost. Para isso, basta colocar na barra de enfereço do seu navegador:

localhost:8000

Para facilitar minha vida, criei um webapp utilzando o flatpak “codelogistics”:

flatpak install flathub net.codelogistics.webapps

Criei um webapp abrindo o hplip-printer-app na porta acima:

Não tem mistério! Basta clicar em “Add Printer” e adicionar a impressora. Utilizei uma HP 2874 que fora previamente configurada pelo cups, para conectar na minha wifi. E estava funcionando normalmente via cups, pelo ar ou usb. Deletei a impressora instalada pelo cups para não influenciar o resultado.

Maskei o cups.service e cups.socket e reiniciei o Debian, mesmo sem precisar, para me certificar de que o cups estava inativo. Configurei a impressora pelo hplip e imprimiu normalmente via usb.

Botei a impressora no escritório, via wifi, e fiz a impressão normalmente. Também reconheceu o scanner.

O driver para HP utilizado no snap funciona normalmente na porta 8000. Mas com o cups maskado, os utilitários *.deb que reconhecem impressoras pelo cups, não reconheceram pro snap.

Com o cups funcionando normalmente, a impressora do snap aparece no sistema. Pacotes office flatpaks não reconhecem impressora instalada por snaps. Não testei os mesmos, via *.deb. Instalei o libreoffice em snap e também não reconheceu a impressora.

Conclusão

1. você pode usar o hplip em snap se precisar de um driver mais novo que o de sua distro ou que não tenha suporte no cups

2. se o cups estiver ativo você poderá usar a impressora nos pacotes office. No blocoo de notas e gimp, por exemplo, foi nomal

3. se você utiliza suas impressoras via cups, continue assim pois od offices em flatpak reconhecem a impressora

4. o hplip em snap pode ser útil em dispositivos embarcados. Não vi vantagem numa distro normal. Mas se deixar o cups ativo, poderá utilizá-lo. Mas se o cups tá rodando liso, para que usar snap?

Fui!

1 curtida