Relançado o Debian Junior para crianças

O Debian Jr. é um projeto interno com o objetivo de tornar o Debian um sistema operacional atrativo para crianças de todas as idades. Inicialmente, o foco estará em desenvolver recursos para crianças de até 8 anos. Em seguida, a faixa etária alvo será de 7 a 12 anos. A expectativa é que, na adolescência, as crianças já estejam confortáveis utilizando o Debian, sem modificações especiais.

Esta versão oferece uma coleção de pacotes e guias especialmente desenvolvidos para crianças. Além do entretenimento, os pacotes selecionados abrangem diversas áreas, desde ferramentas que ajudam a criança a visualizar o funcionamento do sistema operacional até recursos para música, arte, escrita, programação, além de jogos e brinquedos virtuais. A intenção é que crianças e guias se divirtam, aprendam juntos e utilizem de forma criativa esse excelente software livre.

image
Debian Junior

O objetivo é ajudar crianças e seus responsáveis a obter o máximo de uso e prazer de seus sistemas Debian; ajudá-las a adquirir algumas das habilidades e experiências que nós, adultos, possuímos; e transmitir a elas nossos valores: amor pela liberdade, apreço por software que funciona bem e forte senso de comunidade.

A distro é um metapacote que fornece um Ambiente de Desktop, oferecendo um conjunto de aplicativos e utilitários. O lightdm foi escolhido como gerenciador de login; Icewm como gerenciador de janelas rápido e eficiente. A configuração do desktop é muito fácil, sendo muito robusto para o usuário.

Quem quiser testar a imagem live, baixe-a aqui.

Fonte: links no texto e na imagem

4 curtidas

Porque acham que uma interface baseada em escritórios de contabilidade dos anos 80 vai funcionar para crianças?

8 curtidas

Também pensei isso @Natanael.755 , eu não sei o que passa na cabeça dos caras.

3 curtidas

Pode ser porque essa interface busca oferecer simplicidade e praticidade, o que pode ser útil para crianças, pois facilita a compreensão sem distrações. Esse estilo retro pode também evocar familiaridade para pais e educadores, enquanto ensina habilidades práticas, como organização e uso básico de ferramentas. Além disso, interfaces mais simples exigem menos recursos de hardware, o que pode ser vantajoso em máquinas modestas.

4 curtidas

Ai tem um ponto.

3 curtidas

As criança de hoje não mechem nisso, com a interface bonito dos outros sistemas, se acha que elas vão querer essa calculadora.

4 curtidas

É, o desktop viro um nicho, realmente.
Inclusive eu estou parando de comprar PC, eu não vejo mais sentido nisso hoje em dia, eu vou deixar esse aqui ficar uma ferrugem e usar tudo em nuvem.