Confira o post completo no blog: https://diolinux.com.br/2020/04/relacao-entre-kde-e-qt-company-esta-abalada-apos-restricoes-na-licenca-do-qt.html
Qt Company pretende liberar o código apenas para licenças pagas, o que pode abalar todo o projeto KDE.
Daqui a pouco veremos o “Plasma GTK”
Porque o KDE não faz um fork do Qt para continuar com ele ao invés de depender de uma empresa assim.
Isso se o Plasma não se tornar pago também
Como forkear algo sem ter acesso ao código-fonte? E é exatamente isso que a Qt Company quer deixar pago.
Até porque, se desse, veríamos forks do Windows facilmente na web. Quantos você já viu até hoje?
Continuar do código que já possuem em mãos, e desenvolver por conta própria.
20 caracteres
Mas isso não poderia causar problemas para o lado da equipe KDE?
Imagine a seguinte situação:
Um software tem seu código aberto a todos, mas repentinamente fecha seu código e resolve cedê-lo apenas a pagantes. Logo, se você pega o código que já possui, este software não poderia te processar?
Não, se o código é aberto qualquer um pode fazer um fork. Se eles deixarem o código fechado será apenas para as próximas versões, o que já saiu em código aberto sempre será código aberto.
Depois acham ruim que a turma de Stallmann é mais radical contra empresas… Vai confiar? Ta ai o resultado…
será que pode afetar o Deepin?
Não vai acontecer o plasma vai continuar Qt
Já possui, a versão GPL é quase toda mantida pelo KDE:
https://dot.kde.org/2016/01/13/qt-guaranteed-stay-free-and-open-–-legal-update
Eles tem acesso ao código fonte
Não, é justamente por isso que falam que o GPL contamina, uma vez GPL, sempre GPL aé o último commit
Depende da licença, a GPL, BSD, MIT… asseguram que quem tem o código pode fazer quase qualquer coisa
Não, o DDTK é um “fork” do Qt do KDE
Me pergunto o que acontecerá com o LXQt…
Também me perguntei isso…
Qt e Código Aberto
Quinta-feira, 09 de abril de 2020 por Petteri Holländer
Houve discussões em vários fóruns na Internet sobre o futuro do código aberto Qt nos últimos dois dias. O conteúdo não reflete as opiniões ou planos da The Qt Company.
A Qt Company orgulha-se de estar comprometida com seus clientes, código aberto e o modelo de governança Qt.
Resposta de um cara do fórum do Lubuntu:
"Probably the best record of history & details would be found at https://forum.lxqt.org/t/lts-versions-of-qt-will-be-available-only-under-a-commercial-license/1097/
alas it’s off-line
As for the new recent changes, sorry I don’t know, and for now it may just be wait & see, being all we can do."
E infelizmento os sites/fóruns do LXQt (e até do LXDE) estão off já faz um tempinho.
Acho melhor pensar em uma alternativa ao QT ou terram problemas futuramente.
Tem alguma ideia do porquê do fórum do lxqt estar fora do ar?
No mesmo fórum do Lubuntu perguntaram sobre:
A resposta veio através daqui:
Pelo que li, o cara responsável por tudo estava sumido há mês e eles não conseguiam resolver o problema… ou seja, não foi explicado muito
. Estou meio perdido, mas procurando respostas por aí.