Vamos começar do contexto:
Ganhei um zenfone velho que estava todo ferrado, mas quis arrumar ele, simplesmente pelo conhecimento/mostrar que conseguia.
Comprei uma tela pra ele, troquei.
Troquei o conector de carga também.
Tudo perfeito em hardware, A bateria eu já comprei mas ainda nao chegou, entao por hora eu liguei este "pote de toddy com celulas 18650 ao BMS da antiga célula para ser reconhecido como bateria original(truque de gambiarreiro profissional aprendido no canal Letrajota do youtube)
Quando fui ligar que veio o problema, seguem fotos:
Ele só iniciava em CSC fastboot, ou com a mensagem em vermelho de invalid boot image.
O diagnostico obvio era sistema corrompido, muito sabido fui em forums e tive a ideia de reinstalar o sistema original pq nestes dispositivos é fácil, bastava colocar a rom na home de um cartao sd, e ligar o bichinho em modo recuperação e iniciar o recovery pela imagem.
Tudo parece fácil no começo…
Baixei duas roms, uma do zenfone live modelo identico ao meu (ZB501KL)
Site onde baixei a rom
E uma outra do zenfone 1 também, só que de uma variante similar com codigo levemente diferente,
Coloquei ambas no cartão sd, um otimo cartão sandisk em pleno funcionamento de 32gb
O celular inicia a instalacao da rom, mas trava sempre em 25% da verificação (conforme as imagens lá em cima)
Eu tentei conectar no meu pc e mandar comandos pelo adb, com o dispositivo em modo recoveryvia adb, em especial o comando
adb sideload nome_da_imagem.zip
Mas o adb nao conecta no dispositivo, sequer o encontra(podia ser erro no conector usb trocado, mas verifiquei e esta correto)
Alguma ideia de como solucionar, senhores?
Estou averto a qualquer tentativa, peguei essa tranqueirinha pra aprender mesmo, e talvez rescussitar ele pra emuladores e um whatsappzinho