Registro.BR O que acontece por lá?

Bom dia.
Pessoal o que acontece com o Registro.BR, é uma empresa privada ou um empresa pública?
Acontecem coisas sinistra ali.

Registrei meu domínio e não o usei, mas depois quando fui de fato usar e fui registrar ele e pra minha surpresa alguém já tinha registrado ele. Meu domínio é tevatron.com.br, o nome é de um acelerador nuclear desativado no EUA, como é bacana eu resolvi usar esse nome para minha empresa de tecnologia de projetos de redes de alta tensão. Daí fui ver a pessoa que o registro estava usando esse domínio em um salão de beleza.
Tipo, nada a ver.

O que me intriga é que foi muito rápido a disponibilização do meu domínio enquanto outros custam a ser liberados.

Depois fui monitorando pra ver se disponibilizariam o domínio novamente e resolvi fazer um teste. Registrei meu domínio novamente mas como “eng” ao invés de “com” justamente por já está registrado para esse salão de beleza. Nisso monitorando novamente descubro que o cadastro desse domínio sofreu nova alteração justamente quando crio o outro domínio semelhante.

Daí por curiosidade fui buscar mais informações sobre o Registro.BR não achei grande coisa mas em contrapartida achei zZilhões de citações no Reclamea Aqui, com problemas de quebra de privacidade, hackeamentos, daí pra baixo.

Rapaz…

Quem sabe alguém que trabalhe lá esteja cadastrado aqui possa esclarecer melhor.

O Registro.br é parte de uma empresa privada, o NIC.br.

Não basta só registrar o domínio, é precisa pagar o registro e anualmente a renovação… sem pagamento, domínios são removidos e reoferecidos. Não é pq o serviço é ativado antes do pagamento que ele é gratuito.

O Registro.br não faz avaliações subjetivas como um nome ficar melhor para uma cabeleireira ou para uma empresa de engenharia. Só há critérios objetivos como FCFS (“First Come First Serve”) e pagamento (se pagou é pq tem interesse, se não pagou, não tem interesse).

Você pode achar mais informações sobre o NIC.br em:

O Registro.br tem 5 milhões de domínios registrados por mais de 2 milhões de clientes… então sempre vai ser mais simples localizar questionamentos no RA. Mas relativamente ao número de clientes a incidência é baixa.

A questão de privacidade é falta do entendimento de que a governança brasileira de Internet pressupõe a publicação de alguns dados do titular para evitar anonimato e permitir correta atribuição de responsabilidades. Isso é explicado na política de privacidade:

(acessando o site você vai notar a preocupação em explicar isso de forma simples e não em juridiquês)

Sobre hackeamento, é comum as pessoas atribuírem situações de uso indevido de credenciais por escolha de senhas fracas, compartilhadas com sistemas que vazaram ou instalação de software malicioso em seus dispositivos, a falhas do Registro.br. Mas além de não haver nenhuma ocorrência desse tipo na história do serviço, para a questão de credenciais já dispõe há muitos anos da oferta de 2o. fator de autenticação, atualmente suportando token em celular e token físico. Infelizmente muitos só ligam esse recurso após a ocorrência de um incidente com suas credenciais.

1 curtida

Obrigado por responder, mas você não entendeu a minha indagação.

Algumas questões da relação contratual que você teve com o Registro.br não podem ser postadas em fóruns, apenas fornecidas diretamente para você. Mas está sim aí em cima a resposta da sua indagação se você reparar bem…

Outra coisa é que a empresa cujo nome possa a vir ser usada em um domínio pode reivindicar o domínio, nos mesmos moldes que alguém pode reivindicar uma página no Facebook caso ela faça menção ou use um nome de uma marca registrada. Não sei qual foi o seu caso exatamente.

Mas a ordem é:

a) Você registra
b) Você paga
c) Você usa.

1 curtida