Regata OS + OpenSUSE: É possível? (Leia o contexto)

Antes de qualquer coisa, deixe-me colocar no contexto.
Muitos de vocês provavelmente conhecem o Regata OS daquela review que o Dio fez e de outras ferramentas que vem sendo adicionadas ultimamente, como o Game Access.

Recentemente, eu instalei o Regata OS em um laptop que seria devolvido a um cliente por se tratar de um computador já antigo e que inclusive vinha com Windows Vista instalado, só para ter uma idéia. Foi minha escolha de sistema operacional por ser 100% em português brasileiro, ter o Wine pré instalado, entre outras coisas. Mas eu nunca testei o sistema a fundo para saber as diferenças entre o Regata OS e o openSUSE Tumbleweed, que uso atualmente. Então eu resolvi, pelo menos, fazer o que eu faria normalmente no meu SO. Eu abri o terminal e fui digitando o comando para instalar o OPI, para instalar os codecs. Me veio uma realização como se fosse um raio. Regata OS, apesar de ter a base do openSUSE Leap, não é compatível com os pacotes do mesmo.

Mesmo se eu baixar os RPMs manualmente, nem YaST, nem o Zypper, instalam esses pacotes por estarem configurados no manifesto do pacote, de instalarem no openSUSE Leap. E como o sistema operacional se identifica como Regata OS, tanto o openSUSE Software como o OPI, se tornam inúteis. Se um pacote não for feito para o Regata OS em específico, ele muito provavelmente vai dar erro de instalação.

Significa que, mesmo que uma distro seja derivada do openSUSE, ela não tem compatibilidade “seamless” com os pacotes da mesma, como o Linux Mint e Pop!_OS tem com o Ubuntu e esse com os do Debian. O que é honestamente algo chato de ter que lidar, afinal o Regata OS poderia se beneficiar dos pacotes para o openSUSE Leap, já que essa é a base do sistema operacional. Isso definitivamente bota uma pedra no sapato no caso de eu recomendar essa distro para outros.

Eu gostava de ver o Regata OS como porta de entrada para o universo openSUSE. A distro é, pelo que pude observar até agora, muito bem feita e com uma base sólida. A loja é, a princípio, muito melhor apresentável do que o Discover, Gnome Software e Elementary OS Store. Game Access é um atrativo para quem gosta de jogar, mesmo com a distro não tendo foco em jogos. E ter o wine pré instalado e configurado, já mostra qual é o público dessa distro. Agora só falta trazer essa compatibilidade com os pacotes do Leap de volta, talvez até com uma salvaguarda para não danificar o sistema com dependências que possam sobrescrever funcionalidades básicas do Regata OS, como eu já vi acontecer ao contrário, então o oposto é possível.

3 curtidas

Cara, eu tenho uma leve impressão de que é proposital, se não me engano vc nem precisa das soluções mitigadores do OpenSuse como o OBI podem faitas pela loja e tals… posso estar errado, mas ao contrário do Zorin a ideia do Regata é reter os usuários e não ser uma porta de entrada, mas isso só os devs pra te falar

1 curtida

Olha isso:

Eles fazem todo um pacote promocional (marketing de conteúdo) focado nas melhorias do Regata (dá pra contar nos dedos de uma mão as que fazem isso) eles excluem qualquer outro sistema o que é a coisa mais sensata a se fazer, só falta campanha de impulsionamento, porque o Regata rivaliza fácil com o OS X e os devs parecem ter ciência disso

1 curtida

Bem, tecnicamente, se quiser popularizar um OS, isso é o passo mais importante a se realizar. Acredito que todos aqui concordam que MUITAS distros serviriam muito bem pros usuários de Windows pirata que assistem YouTube e jogam LoL. O que falta, nesse caso, é a divulgação.

1 curtida

E isso é algo fantástico. Mas falando da minha experiência, eu não sei o que aconteceu mas o Regata OS Store não estava instalando o FreeOffice. Não tinha retorno visual sobre o que poderia estar acontecendo. Precisei baixar um RPM do site para instalar, já que nem nos repositórios instalados eu estava encontrando. E sobre codecs, era apenas um hábito mesmo. Ainda preciso ver bem como usar o Regata OS pela forma como foi pensado em usar.

Pacotes RPM no Regata OS

O Regata OS é baseado no openSUSE Leap com alguns pacotes vindo do openSUSE Tumbleweed, como o kernel Linux, drivers open source (Mesa, Xorg, firmware e etc), entre outros pacotes para que o sistema possa lidar melhor com hardwares mais recentes, enquanto que oferece um ambiente estável para o usuário. É um meio termo, onde o usuário tem uma parte do sistema que é rolling release e outra parte possui pacotes considerados mais estáveis ou LTS.

Como a base principal ainda continua sendo o openSUSE Leap, o ideal é instalar pacotes criados para o próprio Leap, a mesmos que o repositório de software ofereça também as dependências de que o pacote precisa.

Também é possível instalar pacotes RPM criados para o Fedora, como é o caso do aplicativo Insync, por exemplo, onde o seu pacote RPM foi criado para o Fedora 33, mas que pode ser instalado tanto no openSUSE quanto no Regata OS.

Usando o "1 Click Install"

O “1 Click Install” do site openSUSE Software agora traz instruções específicas para cada distribuição Linux diferente, com o Regata OS não estando na lista de distros “oficialmente suportadas”, o que pode dar a impressão de que o pacote a ser instalado não é compatível com o Regata OS.

Para que os arquivos .ymp usados pelo 1 Click Install possam funcionar no Regata OS, é preciso editar o arquivo manualmente, alterando o início do arquivo da seguinte forma:

De: group distversion=“openSUSE Leap 15.2”
Para: group distversion=“Regata OS 20.1 Beyond”

Com a mudança, o arquivo .ymp pode funcionar corretamente, porém, não é nada conveniente, tirando todo o sentido do “1 Click Install”. Pretendemos mudar isso no futuro, fazendo com que o recurso funcione sem depender de mudanças no lado do openSUSE.

2 curtidas

Você que e o responsavel pelo RegataOS?

No caso do FreeOffice, acho que foi algum bug. kkk’ :sweat_smile:

No caso dos codecs, eles já vem no sistema. :smiley:

Isso. :slightly_smiling_face:

1 curtida

Está aí algo que seria show de bola. Não que eu não goste da forma como o Regata lide com os pacotes atravéz da loja, só que, em meus testes em máquinas diferentes, a loja raramente funcionava comigo. Primeiro foi na versão 19 que começou a dar problemas. Levava tempo demais para instalar, algo que não era o caso se instalado pelo YaST Software ou zypper. E agora no 20, que instalei recentemente em um outro laptop, não instalava mesmo. Não sei o que causou isso. Não fiquei com o laptop tempo o suficiente para fazer backtrace

2 curtidas

Isso é algo que estou curioso. Como a loja funciona exatamente? Ela baixa esses pacotes da fonte ou do repositório do Regata? Não encontrei nos repositórios que vem pré ativados e nem no openSUSE Software estava disponível.

1 curtida

Alguns apps são baixados através de um link que o desenvolvedor disponibiliza, por isso não são encontrados nos repositórios de software. Mas, se o app tiver um repositório próprio, depois que o app é instalado, o repositório é adicionado ao sistema, para manter o app atualizado.

Caso o app não tenha um repositório próprio, a gente que correr atrás para atualizar o app. kkk’ :sweat_smile:

Por exemplo, o app Master PDF Editor tem um pacote fictício no repo do regataos, chamado master-pdf-editor-updater. Após esse pacote “master-pdf-editor-updater” ser instalado, ele imediatamente começa realmente a baixar o Master PDF Editor (a loja agora consegue mostrar esse download, antes ficava “Instalado…”).

Daí, quando sai uma nova atualização do Master PDF Editor, a gente atualiza o pacote master-pdf-editor-updater e ele baixa e instala a nova versão do app no sistema dos usuário. Daria para por o Master PDF Editor diretamente no site openSUSE Software, mas lá só pode entrar softwares open source.