Antes de qualquer coisa, deixe-me colocar no contexto.
Muitos de vocês provavelmente conhecem o Regata OS daquela review que o Dio fez e de outras ferramentas que vem sendo adicionadas ultimamente, como o Game Access.
Recentemente, eu instalei o Regata OS em um laptop que seria devolvido a um cliente por se tratar de um computador já antigo e que inclusive vinha com Windows Vista instalado, só para ter uma idéia. Foi minha escolha de sistema operacional por ser 100% em português brasileiro, ter o Wine pré instalado, entre outras coisas. Mas eu nunca testei o sistema a fundo para saber as diferenças entre o Regata OS e o openSUSE Tumbleweed, que uso atualmente. Então eu resolvi, pelo menos, fazer o que eu faria normalmente no meu SO. Eu abri o terminal e fui digitando o comando para instalar o OPI, para instalar os codecs. Me veio uma realização como se fosse um raio. Regata OS, apesar de ter a base do openSUSE Leap, não é compatível com os pacotes do mesmo.
Mesmo se eu baixar os RPMs manualmente, nem YaST, nem o Zypper, instalam esses pacotes por estarem configurados no manifesto do pacote, de instalarem no openSUSE Leap. E como o sistema operacional se identifica como Regata OS, tanto o openSUSE Software como o OPI, se tornam inúteis. Se um pacote não for feito para o Regata OS em específico, ele muito provavelmente vai dar erro de instalação.
Significa que, mesmo que uma distro seja derivada do openSUSE, ela não tem compatibilidade “seamless” com os pacotes da mesma, como o Linux Mint e Pop!_OS tem com o Ubuntu e esse com os do Debian. O que é honestamente algo chato de ter que lidar, afinal o Regata OS poderia se beneficiar dos pacotes para o openSUSE Leap, já que essa é a base do sistema operacional. Isso definitivamente bota uma pedra no sapato no caso de eu recomendar essa distro para outros.
Eu gostava de ver o Regata OS como porta de entrada para o universo openSUSE. A distro é, pelo que pude observar até agora, muito bem feita e com uma base sólida. A loja é, a princípio, muito melhor apresentável do que o Discover, Gnome Software e Elementary OS Store. Game Access é um atrativo para quem gosta de jogar, mesmo com a distro não tendo foco em jogos. E ter o wine pré instalado e configurado, já mostra qual é o público dessa distro. Agora só falta trazer essa compatibilidade com os pacotes do Leap de volta, talvez até com uma salvaguarda para não danificar o sistema com dependências que possam sobrescrever funcionalidades básicas do Regata OS, como eu já vi acontecer ao contrário, então o oposto é possível.