Regata OS: Como estender o painel do KDE 5 para o segundo monitor?

Se no KDE puro já era confuso achar a função, no Regata onde rolam alguns mods, parece que tá mais dificil ainda, kkkkkkk.

Eu precisava habilitar essa função, assim como ativar o auto-hidde pra ambos os monitores. Alguém conseguiria ajudar?

O KDE Plasma não estende o mesmo painel automaticamente para o segundo monitor. Ele trata cada monitor como uma “área de trabalho” separada. Isso quer dizer que você precisa criar um painel novo manualmente no segundo monitor, e depois configurar ele do jeito que quiser (inclusive o auto-hide).

Como adicionar o painel no segundo monitor (Regata OS ou KDE Plasma 5)

1. Conecte o segundo monitor e vá até as Configurações de Tela:
  • Abra o menu e vá em “Configurações do Sistema” > “Tela e Monitor” > “Disposição da Tela”.
  • Garanta que o segundo monitor esteja ativado e posicionado corretamente.
  1. Clique com o botão direito na área de trabalho do segundo monitor (não na barra/painel).
  • Selecione “Adicionar Painel” > “Painel Padrão”.
  • Isso vai criar um novo painel somente no segundo monitor.
  1. Configure esse novo painel:
  • Clique com o botão direito sobre ele > Editar painel.
  • Clique no ícone de engrenagem :gear: para abrir as opções.
  • Em “Visibilidade”, escolha: “Ocultar automaticamente”.
  • Ajuste altura, posição e widgets se quiser.
  • Clique em “Concluir”.
  1. Volte ao painel do primeiro monitor e repita o processo para ativar o auto-hide.

Quer “sincronizar” os dois painéis?

Se você quer que ambos os painéis tenham os mesmos widgets, mesma aparência, etc., terá que fazer isso manualmente, ou editar o arquivo:

~/.config/plasma-org.kde.plasma.desktop-appletsrc

:warning: Mas isso é mais arriscado e pode bagunçar o Plasma se feito errado — só recomendo se você estiver confortável com isso além de fazer um backup.

1 curtida

Meu caro, infelizmente as opções que você descreveu não aparecem pra mim. Me recordo que no video que o Dio fez sobre o Regata, ele havia mencionado que algumas opções de personalização da area de trabalho vinham barradas por padrão no Regata.

Acredito que essa é a razão do porque não consegui achar até agora as opções que você descreveu mesmo antes de vir aqui no fórum pedir um help.