Regata OS aparentemente crashou

Olá amigos. Estava utilizando o Regata OS há algum tempo e estava bastante satisfeito. Porém fui iniciar o Pc aqui há uns 15 minutos e foi tudo normal até a primeira tela de inicialização (onde aparece a opção de iníciar normalmente ou opções avançadas de inicialização) após isso a tela fica preta e não tenho resposta do sistema em nada… Já aconteceu com alguém? Tem como resolver?
No caso, se eu precisar trocar o sistema, tem como fazer isso mantendo os arquivos na /home? A /home está em um HD diferente do HD onde o sistema está instalado.
Desde já agradeço

Update a respeito do problema (caso ocorra com mais alguém). Indo nas opções avançadas de inicialização alterei a versão do Kernel e iniciou normalmente. Resolveu o problema, mas não tenho ideia do que aconteceu.

Então, a resposta vc mesmo deu anteriormente:

Ou seja: a nova versão do kernel gerou algum conflito com seu hardware. Acredito q o pessoal do sistema irá responder com + detalhes q eu consiga.

Ah Daigo, valeu pela atenção. Hoje começou a ocorrer outras alterações (por não ter um conhecimento Técnico muito grande, não sei como resolver). Nas configurações quando altero a resolução da tela após reiniciar ou sistema a resolução retorna aos padrões anteriores. Quando instalei o sistema por exemplo, o sistema setou para 1280x720. Altero para 1600x900 e uso normal até precisar desligar ou reiniciar, após este processo ele retorna automaticamente para 1280x720.