Regata OS 23 traz suporte ao Wayland

Já temos disponível a versão 23 da distro Linux brasileira focada em jogos, Regata OS, com o codinome Honeycomb. Dentre as principais novidades, temos a última edição do ambiente de trabalho KDE Plasma, melhorias no lançador de jogos, além de suporte nativo ao Wayland.

Dentre as diversas novidades oferecidas pelo KDE Plasma 5.27, temos a nova forma de gerenciar janelas, que pode ser configurada através do atalho Super + T. Apesar de o Regata OS 23 trazer suporte nativo ao Wayland, a sessão Xorg continua sendo o padrão, mas você pode alternar rapidamente entre elas nas configurações do sistema, dessa forma, você poderá aproveitar os benefícios do Wayland, como o desempenho superior em alguns jogos, dependendo do seu hardware.

O lançador de jogos nativo do Regata OS está agora mais inteligente, pois sua sincronização com a Epic Games, pois um jogo importado por ele também poderá ser exibido no lançador da Epic e vice-versa, dessa forma, você evita que o mesmo jogo acabe sendo baixado duas vezes.

A loja também passou por melhorias, quando um app não é encontrado, ela exibe uma mensagem explicando o ocorrido e oferece um link para você sugerir aplicações para serem adicionadas. Além disso, ela também te avisa quando há uma nova versão de drivers NVIDIA, que por sua vez, ao ser instalado, a antiga versão será automaticamente deletada, evitando erros de incompatibilidade.

Conheça todas as novidades do Regata OS 23 em seu post de lançamento!

5 curtidas

É bom ver mais distros suportando Wayland. O X já passou da hora de descansar e dar lugar a algo mais moderno.

Nem tanto.