Bom dia!
O pacote anbox-modules-dkms sumiu do repositorio aur.
Ontem fiz uma instação do arch e não consegui instalar os modulos de kernel anbox para utilizar o waydroid.
Tentei tambem o cachyos, endevouros e arcolinux mas não consegui. A distros que testei baseados no arch apenas o manjaro e biglinux já vinham com os modulos de kernel anbox.
Lembrei que no ubuntu eu consigo exportar um pacote instalado reempacotando no formato deb que é instalavel no ubuntu atravez do comando dpkg-repack.
Existe alguma forma reempacotar um pacote do manjaro e criar um arquivo instalável no arch .pkg.tar(.zst/.gz/.xz) ?
Pelo que lembro quando usava o CachyOs, e conforme fala no wiki do Arch, tem que usar o kernel Zen para usar o waydroid. Eu usava Waydroid normalmente no CachyOs. Agora estou com o Zorin o qual também uso Waydroid.
De acordo com a Arch Wiki, os módulos já estão integrados ao kernel padrão do Arch, tanto o linux, linux-lts e linux-zen. Caso você utilize outro kernel, a adição pode ser feita através do DKMS. O pacote a ser utilizado é o “binder_linux-dkms”, disponível no AUR.
Abaixo, segue o link para a Wiki do Arch, onde você encontrará todas as informações necessárias:
Antes de usar esse pacote, é bom conferir se o kernel já integra o suporte. O comando a seguir deve retornar pelo menos essas duas linhas:
$ zgrep -E 'ANDROID_BINDER(FS|_IPC)=' /proc/config.gz
CONFIG_ANDROID_BINDER_IPC=y
CONFIG_ANDROID_BINDERFS=y
É preferível usar o suporte embutido, que é garantido que não quebra com atualizações do kernel.