Reduzir a escala global do monitor

Olá, estou usando uma tv de 32" como monitor, porem a definição desta é de apenas 1366768, portanto, fica tudo meio grande nela, gostaria de saber se tem como reduzir a escala global, para por exemplo 50%, fazer como se ela estivesse em 19201080, algo assim.
Grato

No Plasma, tem como alterar a taxa de DPI ou fracionamento, procura na parte de monitor no Plasma Settings. Além disso, vc pode “forçar” a TV a usar full HD, eu faço isso num monitor Samsung que em tese aceita no máximo 1600x900 e fica bom

nao achei taxa de DPI ou fracionamento, nem aparece opção acima de HD (1360x768)…

achei apenas forçamento de DPI das fontes

É no escala global que vc mexe… e veja se tem diferença ligar com cabo HDMI ou VGA (vc não especificou - o monitor que “forço” full HD usa adaptador HDMI pra VGA). O segundo monitor que tenho usa VGA e não passa de 1600x900.

Outra coisa é ver se muda algo usando Wayland ou XOrg

entao, meu objetivo era meter uma escala global para 50%, ai seria tipo rodar FHD, infelizmente to no VGA, tive uns picos eletricos aqui na rua, queimou o chip grafico do meu ryzen 3 2200g, uma fonte e as entradas hdmi da tv…

1 curtida

Se vc tiver uma entrada HDMI no PC, usa um adaptador como esse:

Aí dá pra forçar o full HD… e com isso vc ajusta a escala global

baixei o login plasma wayland, q só aparecia opção de gnome wayland, ai loguei pelo plasma wayland e apareceu escala de 50 e 75%, perde um pouco de definição mas ta muito bom!!! vlw!!

1 curtida

Gnome Wayland? Vc instalou o Plasma em cima de um Manjaro Gnome?

nao, eu chuto q algum aplicativo q baixei acabou baixando pacotes do gnome, e ai deu nisso… eu ate loguei nele p ver, n tem nda eh bem cruzão…kkk

1 curtida

Ah, sim - em geral eu uso flatpaks pra evitar isso. Mas certifique-se de usar o SDDM como gerenciador de login; se o GDM estiver instalado, veja se pode desinstalá-lo sem quebrar nada

somre o sddm, ele ta dando um aviso…

procurei o arquivo e n tem nda nessa pasta c esse nome, e reinstalei o sddm e continua dando isso, agora to tentando desisntalar as coisas de gnome aqui…

1 curtida

Sinceramente? Reinstala o sistema, corrige isso do tamanho das fontes e os apps em GTK vc instala em flatpak.

A mensagem te diz que um arquivo na raiz do sistema não pode ser escrito - resolver essa bagunça vai ser complicado, provavelmente reinstalar vai demorar menos

exclui quase tudo de gnome, só deixei isso:

agora na tela de login só aparece plasma (wayland) e plasma (xorg), e no wayland c estala 75% ta otimo o tamanho das coisas, o trampo q foi configurar aqui p rodar todos os jogos p meu irmao, eu n vou mexer nesse sistema tão cedo…kkk

1 curtida

Ah, se funcionou, tá bom

1 curtida

entao, entendi q ele tava querendo editar o arquivo e n estaria conseguindo, ai ia dar permissão de escrita p ele, mas quando entro nessa pasta n tem este arquivo la

1 curtida

lendo sua msg vi q ele pode nao estar querendo modificar um arquivo existente, mas escrever um arquivo na pasta, me coloquei como “dono” da pasta com - sudo chown -R sddm:sddm /var/lib/sddm/.config - et voilá, nada mais de mensagem… sistema 100% p meu irmao jogar mario no lutris e naruto na steam kkk

1 curtida

meu calvário com windows tenho uma tv 32 que o minimo é 100% de escala mas ainda fica tudo gigante queria por menos de 100% mas não dá.

eh, no manjaro kde com wayland rolou, gnome tbm deve rolar… tem algo do windows q vc PRECISA, se nao recomendo trocar o sistema…

tem fortnite. só por esse game que ainda uso linux mas to pensando em pagar o geforce now e estou esperando o pop os novo com cosmic e rust