Redimensionar partição e instalar windows após Linux

Bom dia pessoal.
Desculpe ser repetitivo.
Fiz a instalação de uma distro Linux Mint do zero, após passar pelo ubuntu/Kubunto, pois o Mint me agradou mais.
Como estou bem rasteiro em conhecimento de Linux, deixei a instalação do Linux ser feita de modo automático (não deveria).
Depois de quebrar a cabeça e instalar máquina virtual Windows 11 umas dezoito vezes, desisti (pois o Windows não reconhece USB, consequentemente impressora, que está funcionando perfeitamente no Linux, e também não reconhece HD externo, e pendrives).
Diante disso, eu resolvi que vou diminuir a partição 2 do Linux, que está com quase 2Gb, montada na pasta-raiz / como Ext4, dispositivo /dev/sda2.

Minha idéia é, com boot pelo pendrive Live do Mint, eu reduzir a partição de 2 Tb para deixá-la com cerca de 400 Gb, e criar mais duas partições. Uma de 200 Gb para o Windows, e o restante, como uma partição que tanto o Linux, quanto o Windows a enxerguem.
Será que isso é possível ? Seria difícil criar o dual boot com o Lix/Windows. Alguém tem as dicas seguras do caminho que posso seguir? Obrigado.

A melhor coisa a fazer em dualboot e instalar o windows primeiro e liberar o espaco para o linux pelo particionador do windows depois instalar o linux,
Sera possivel fazer funcionar instalando o linux primeiro mas vc tera muito mais trabalho.

1 curtida
1 curtida

Como disseram acima é melhor primeiro instalar o Windows e depois o Linux.
Se vc fizer o inverso, existe 99,99% de certeza do outro $i$tema, deletar o setor de boot do PC.

1 curtida

Seu problema com USB ocorreu, pois é necessário configurar a VM, criando um redirecionamento das portas dos periféricos que deseja usar na VM.
Quanto a instalar em dual boot, como os colegas disseram, a maneira mais fácil é instalar primeiro o Windows e depois o Linux. O Windows é meio egoísta e gosta de ficar sozinho na máquina.

Eu instalei o Extension Pack baixado do site da Oracle, e configurei o filtro USB, com as informações do barramento USB e identificação do hardware, porém não deu certo.
A impressora até aparece na máquina virtual, porém o Rwindow$ nõ entende a impressora.

Faz muito tempo que não uso VirtualBox, não curto muito ele. No Virt-Manager sempre funcionou direitinho comigo.

Opa, vou procurar e testar

1 curtida

Bom dia, tentei, mas devo estar fazendo alguma coisa errada. Não estou conseguindo usar a rede. Já tentei configurar como Hypervisor Padrão e como Virtio

Configuracao rede virtual 2024-10-26 01-16-04

Olá.

É perfeitamente possível você redimensionar sua partição onde está instalado o Linux e instalar o Windows em seguida, embora não seja um processo simples, e deve envolver esses passos:

1. Se há arquivos importantes, no seu disco, faça backup deles para outro lugar.
  2. Inserir um pendrive de instalação do Mint, e dar boot nele. Então você vai procurar pelo programa Gparted, identificar a sua partição raiz do Linux, e redimensioná-la para o tamanho desejado, liberando assim o espaço necessário para o Windows e para a outra partição que você pretende criar.
  3. Criar a sua partição de dados (que será compartilhada entre Windows e Linux), com o sistema de arquivos NTFS. E deixar o espaço livre restante não formatado para o Windows.
  4. Inserir o pendrive de instalação do Windows, selecionar o espaço livre como destino da instalação do Windows e clicar em avançar. O Windows criará automaticamente as partições necessárias para seu funcionamento nesse espaço livre.
  5. No passo anterior, ao fazer a instalação do Windows, ele deve ter sobrescrito a ordem de boot. Entre na configuração UEFI da sua placa mãe, e coloque novamente o “ubuntu” como a primeira entrada de boot.
  6. Caso não consiga mais iniciar o Linux, você deverá corrigir o boot, reinstalando o grub. Nesse caso insira o pendrive do Linux Mint novamente e procure pelo programa Boot Repair. Esse programa é muito bom porque ele faz as coisas de forma automática. Se não der certo, pergunte aqui no fórum de novo…

Ao findar o processo você deve ser capaz de dar boot no Windows e no Linux via grub.

1 curtida

Compreendi, agradeço. Só mais uma dúvida. No momento do boot, eu vou selecionar entre Windows e Linux, via grubb ou via bios da máquina?

Via GRUB. O Linux Mint já é configurado para o GRUB reconhecer outros sistemas operacionais, se não der você vai ter que configurar.

[EDIT]
Talvez, na primeira vez ele vai entrar no Mint direto, sem dar opção de escolher o Windows, e para que o Windows apareça no GRUB, você deverá rodar o comando sudo update-grub.

1 curtida

Bom dia. Obrigado pela resposta e ajuda.
Consegui deixar o Linux e o Windows funcionando. O Mint não carrega direto e automático, mas na tela de seleção de sistema do grub não aparece o Windows. Se eu seleciono na Bios a ordem de boot colocando o Windows em primeiro lugar, ele sobe sem problema. Para trocar o sistema tenho que ficar selecionando pela Bios.
Vou executar o comando que você falou e torcer para dar certo. Ah sim, eu também habilitei o boot seguro, pois na instalação, o Windows não estava chegava no final, ficava reiniciando. E esta aparecendo um erro em janela vermelha, mas somente quando carrego o Linux, que vem escrito conforme abaixo, eu até dei boot pelo pen drive do Mint e rodei o comando para correção automática do boot, mas continua isso.

Uma outra coisa que fico mordido, é que o windows sempre ativa o bitlocker para o disco que tenho como compartilhado, estou procurando na internet como deixar desabilitado de vez.

Salve pessoal, eu já consegui resolver o probema do Bit Locker. Está tudo funcionando. Windows com os app, impressora, luz do teclado, touchpad, tudo funcionando ok. Deixei uma partição para o Linux, uma para o Windows e uma partição separada comum aos dois sistemas, aonde deixo meus dados guardados. Depois vou montar a pasta de usuários, que está em NTFS, no linux. Apesar de que eu a enxergo sem problemas no Linux.