Redimensionar o tamanho de um diretório

eu instalei o kde neon na minha máquina, mas acabei deixei o tamanho do diretório / muito pequeno e agora tenho a necessidade de aumentá-lo. Como faço para diminuir o tamanho do meu diretório /home e aumento o do / ?? Obs, já tentei usar o kde partition manager para isso, mas não deu certo pois o sistema não me permitiu fazer alterações nesses diretórios.

Cara, o KDE não te deixou fazer isso porque os diretórios que você quer redimensionar (trocar de tamanho) estão montados. Para redimensionar, uma forma fácil e sem complicação é você sair do seu sistema (desmontar o sistema) e iniciar qualquer outro sistema em modo live. Provavelmente o sistema que vocẽ instalou tem o modo live. Se não tiver, pode usar o ubuntu que tem (https://ubuntu.com/#download)
Então, estando nesse modo, vocẽ pode fazer o que vocẽ quer usando qualquer ferramenta de particionamento gráfico ( kde partition manager ) , que no caso do ubuntu o Gparted vem instalado já. Se preferir, use o comando fdisk, é uma mão na roda!

1 curtida

nossa, nem pensei em fazer isso. Vou tentar aqui. Brigadão

1 curtida