Olá, amigos. Vou tentar explicar o cenário por aqui.
Eu tenho utilizado dual-boot de Windows 10 com alguma distro Linux há alguns anos no meu desktop (que está conectado à rede via ethernet). Desde que comecei a utilizar essa estratégia eu utilizava o Windows apenas para jogar (principal jogos da Steam) e o Linux para trabalho e estudo.
Nos últimos meses percebi que o único jogo que eu tenho jogado com mais frequência é o CS2. Portanto, decidi instalar a Steam no meu Fedora 41 (distro Linux que estou utilizando atualmente) para ver se o desempenho seria semelhante ao Windows.
Entretanto, acabei tendo uma surpresa. Ao iniciar o download do CS2 na Steam percebi que todos os aparelhos da minha rede que estava conectados via wifi ficaram bem instáveis. Por exemplo: a minha smart-tv chegou a acusar que a internet não estava disponível e o uso do youtube no celular estava extremamente lento. Isso foi uma surpresa porque no Windows a rede fica estável e normal enquanto estou fazendo algum download na Steam.
Procurei algumas soluções na internet, mas não achei nada muito útil. Vi gente aconselhando limitar o download da Steam. Eu não cheguei a testar, mas eu realmente não acredito que isso seja o problema, uma vez que a velocidade de download estava exatamente igual a apresentada pelo Windows.
Caso precisem de mais informações para tentar ajudar serei feliz em responder as perguntas.
Obrigado.
-
OBS 1.: Cheguei a checar os logs do sistema enquanto o download ocorria e tudo pareceu normal por lá.
-
OBS 2.: A Steam foi instalada via
dnf
e o sistema está atualizado.