Prezados,
Eu tenho um Roteador da NET que opera com a faixa 5GHZ, na minha outra máquina, na qual eu uso Windows 10 por conta do meu trabalho, consigo escolher entre as duas redes para me conectar.
Acabei de instalar o Linux Mint UNA 20.3 e nesse caso eu consigo apenas me conectar na outra faixa do roteador apenas, de 2.4GHZ. Pergunta: alguém poderia me ajudar a configurar dentro do Linux MInt?
bota o mouse sobre o icone de rede, na bandeja do sistema. clique em “conexões de rede” → ecolha sua rede e clique na “rodinha” logo abaixo na janela. configure sua conexão 5G em “Dispositivo”. acho que aparece aí (n m lembro agora.). no kde é mais fácil.
Para que um dispositivo se conecte a uma rede 5Ghz é necessário que ambos (Roteador e Dispositivo) tenham suporte a essa banda. Pelo visto seu reteador opera em 2.4 e 5ghz. Agr o seu dispositivo onde está instalado o Linux Mint possui suporte a rede 5ghz? Eu acredito que não, já que ele n pode “enxergar” essa rede, mas vc pode fazer um teste com outra distribuição ou olhando as especificações do seu dispositivo na internet.
Roda inxi -N no terminal (se precisar, instale-o com sudo apt install inxi), veja qual é o dispositivo wireless e pesquise na internet se ele suporta 5 GHz…