A Red Hat confirmou que, a partir do Red Hat Enterprise Linux 10, não oferecerá mais suporte ao X.Org, sendo completamente substituído pelo Wayland. Dessa forma, aplicações que não migrarem e continuarem dependendo do protocolo X11, rodarão pelo servidor gráfico Xwayland. Usuários com aplicações dependentes exclusivamente do X.Org deverão se manter no RHEL 9 e buscar a portabilidade antes de atualizar.
Programado para 2025, o RHEL 10 marca mais uma etapa rumo ao fim do X.Org, afinal, a Red Hat, uma das principais mantenedoras do servidor gráfico, fará apenas atualizações de segurança para seus usuários, sem a adição de novos recursos.
Voltando seu foco ao Wayland, a Red Hat empregará mais recursos na solução de problemas, como, o suporte ao HDR, gestos, rolamento de tela suave e responsivo, a adoção de novas tecnologias mais seguras e a exibição em telas com alta densidade de pontos.
E assim mais uma tecnologia entrará para o “Hall da nostalgia”, cumpriu o seu ciclo e como todo ciclo, um dia chega o fim ou na melhor das hipóteses passa a não ser o modelo padrão, sendo usado por algumas distros que insistem em viver no passado.
Precisamos de mais adoções como a Apple fez migrando suas aplicações para novas arquiteturas de processadores (Do PowerPC para Intel, e Intel para ARM), e forçando aplicações que usavam 32 bits migrarem para 64 bits.
Bom, o 10 ainda não saiu, e se você observar as escalas de ciclo do RHEL, isso significa 2025. Tem uma boa chance de a Canonical fazer isso até lá também.
Será que quando praticamente todas as distros estiverem usando Wayland, ele se tornará o novo X.org? Aí criarão outro melhor fazendo o Wayland ser visto como o X.org é hoje, ultrapassado, inseguro, porém funcional?!
Mas é bom saber que o Wayland tá se tornando padrão em várias distros, até nas conservadoras. Mesmo que não seja agora, está nos planos. Isso sem contar no Fedora, Ubuntu, Debian… que já é padrão a anos.
Eu acredito que não, pelo menos não na mesma escala de tempo. O X11 foi criado em 1984, uma época em que o stack gráfico ainda era muito imaturo (honestamente, que a computação inteira era).
Não temos nem um século da existência de computadores ainda. Até ~2007 ninguém parou para pensar em quão engessado era o stack gráfico, ao redor de apenas mouses e telas de computador.
Isso levou novos servidores gráficos, como o Wayland, a serem arquitetados pensando nisso, serem mais adaptáveis, ser apenas um protocolo é parte disso.