Engenheiros da Red Hat estão começando a trabalhar no CentOS Stream 10, a importação dos novos recursos do Fedora deverá iniciar em julho e será a esta altura, que o branch deverá ser criado no GitHub. Os desenvolvedores planejam importar recursos para o CentOS 10 até o Fedora 40, sendo assim, o sistema poderá ficar pronto por volta da metade de 2024.
O CentOS Stream 10 servirá de base para o Red Hat Enterprise Linux 10, que possivelmente estará disponível somente em 2025. É esperado que o RHEL 10 chegue sem suporte a GTK 2, sem o LibreOffice, apenas com Wayland e possivelmente apenas com suporte a UEFI, sem o suporte legado à BIOS.
Esses computadores antigos de repartições públicas/empresas não são mexidos com frequência, então isso pouco importa. Até porque não vão instalar o próximo CentOS/RHEL em uma máquina tão antiga assim, não teria suporte descente, então a remoção do suporte legado não faria diferença alguma. Além disso, uma hora é preciso matar tecnologia legada, se não você entra num loop infinito de código ao querer manter isso por anos.