Red Hat dá início ao CentOS Stream 10

Engenheiros da Red Hat estão começando a trabalhar no CentOS Stream 10, a importação dos novos recursos do Fedora deverá iniciar em julho e será a esta altura, que o branch deverá ser criado no GitHub. Os desenvolvedores planejam importar recursos para o CentOS 10 até o Fedora 40, sendo assim, o sistema poderá ficar pronto por volta da metade de 2024.

O CentOS Stream 10 servirá de base para o Red Hat Enterprise Linux 10, que possivelmente estará disponível somente em 2025. É esperado que o RHEL 10 chegue sem suporte a GTK 2, sem o LibreOffice, apenas com Wayland e possivelmente apenas com suporte a UEFI, sem o suporte legado à BIOS.

3 curtidas

Vixi tomara que o Rocky e o Alma façam a mesma burrada kkkkk Quero manter os racks funcionando so com .RPM

Não estão errados em retirar suporte a BIOS. UEFI não é algo novo e muito poucos computadores não têm suporte.

Espero que até lá o Gimp 3 feito em gtk3 seja lançado

1 curtida

Olha, meio torta essa ideia aí. O que mais tem em empresa e comercios, em especial, é computador com mais de 10 15 anos.

2 curtidas

Se for falar do setor público então tu encontra uns trambolhos mais velhos do que eu, literalmente.

Esses computadores antigos de repartições públicas/empresas não são mexidos com frequência, então isso pouco importa. Até porque não vão instalar o próximo CentOS/RHEL em uma máquina tão antiga assim, não teria suporte descente, então a remoção do suporte legado não faria diferença alguma. Além disso, uma hora é preciso matar tecnologia legada, se não você entra num loop infinito de código ao querer manter isso por anos.