Recurso para normalização de volume em tempo real aplicado ao sistema inteiro existe no Linux?

Acabo de voltar a usar Linux após anos de ter me afastado do sistema, agora estou usando o Linux Mint Cinnamon na versão 21.1. Consegui me adaptar bem em pouco tempo, mas tem um recurso que uso no Windows e está me fazendo muita falta aqui no Linux. O recurso é a “Normalização de Volume”, no Windows ele é chamado de “Loudness Equalization”, e lá você pode ativá-lo com facilidade como mostra no print abaixo de exemplo, enquanto no Linux não encontro nenhuma alternativa para esse recurso.

Esse recurso basicamente regula o volume de reprodução em tempo real, então em situações como, por exemplo, em quando você está assistindo um Filme e tem uma cena de conversa muito baixa e de repente entra um cena de ação e o volume fica muito estourado, esse recurso normaliza o volume para as duas cenas terem o mesmo nível de volume e você não precisar ficar regulando manualmente. Eu acho esse recurso extremamente útil e não consigo mais usar um computador sem ele :sweat_smile:

Eu vi que existem algumas opções para você normalizar o áudio de um arquivo de vídeo com as opções no reprodutor VLC ou usar um programa para normalizar o áudio em um arquivo mp3, mas essas opções não servem para mim, preciso que a normalização de áudio seja em tempo real e que rode no sistema todo. Existe algum recurso assim no Linux como existe no Windows?

1 curtida

Como eu deveria usar isso?