Recuperar setores defeituosos no HD

Bom dia, pessoal

Encontrei um tópico de 2019 sobre esse assunto, porém além de ele ter sido fechado sem uma “solução” e na expectativa de termos ferramentas melhores hoje, vou postar minha dúvida.

Como faço para recuperar setores defeituosos no HD? E, caso não consiga recuperar, como isolá-los? (no meu caso é um HD de backup e ele está em ext4)

image

2 curtidas

Baixa uma ISO antiga ( talvez a 8 ) do Hiren’s Boot CD e grava em pendrive dando boot por ele e acessando as ferramentas em modo DOS vá em hard disk tools ou coisa parecida e procure pelo gratuito HDAT2. Execute ele e execute a opção de escanear com reparação de bad sectors.

Depois verifique se resolveu.

Não há uma forma de fazer isso no próprio linux?

Dificilmente você recupera setores defeituosos, você pode usar ferramentas como ddrescue ou similares que tentam reduzir estes buracos, mas é um processo trabalhoso e pouco efetivo.

Estas ferramentas têm mais o papel de contornar a leitura normal que pode estar engasgando e retirar o que está bom enquanto dá, antes que fique pior.

Ter alguma chance mais sólida aí envolve manipular fisicamente ou usar hardware especializado para se comunicar via chamadas SATA não convencionais.

Já quando o assunto é Isolar, na prática, é trabalho mais do firmware do HD, o mesmo descarta e realoca se possível estes setores para uma reserva interna que o fabricante deixa.

Você pode usar e2fsck -c para gerar uma lista de setores ruins que o Linux pode usar, mas geralmente a recomendação é que se chegou nesse nível, está na hora de trocar o HD.

OBS: Só tome cuidado, às vezes o HD ainda consegue seguir apenas em modo leitura, é melhor recuperar o que dá antes e guardar em outro lugar antes de tentar mais coisas.

De resto, eu entendo a sua dor… :slight_smile:

4 curtidas

Comando badblocks no Linux mas leia sobre ele que é arriscado para os dados do disco.

1 curtida

Hd antigo é igual parede com pintura velha. Quando começa a descascar em um lugar, não adianta pintar ali de novo. Semana que vem já está descascando em outro lugar.

2 curtidas

Já usei tantos programas em hdss com setores defeituosos, que vou ti falar eles não funcionam, pelo menos não consegui achar um que funciona até hoje já usei hiren´s boot, dban etc, hdd tem tempo de vida útil, ele se desgasta com o tempo, o jeito mesmo e ver a saúde dele com o programa CrystalDiskInfo se a saúde tiver no amarelo ou no vermelho já era pode jogar fora e comprar outro novo.

Minha opinião é diferente da sua. Já recuperei vários HDs usando ferramentas do Hiren’s e os mesmos costumam durar muitos anos. Tenho até hoje HDs IDE e SATA funcionando bem, alguns até tiveram quedas e foram recuperados mas tive que ser paciente e insistir.

Você teve muita sorte, mesmo, existem pesquisas científicas em servidores envolvendo a análise da vida de centenas de milhares de HDDs que apontam que, após uma falha, as chances aumentam muito de falhar novamente em pouco tempo. Um destes estudos é da Google de 2007.

Mas assim, eu não sou contra as pessoas tentarem remendar um HD, nem todos têm dinheiro para lidar com esses problemas inesperados, só é bom saber os riscos.

3 curtidas

Boa noite mano!
Utiliza o testdisk, além de recuperar arquivos deletados também recupera a estrutura danificada de um HD e suas partições.

Já recuperei meu notebook numa besteira que fiz… :sweat_smile:
Boa sorte!

O grande capital estrangeiro sempre quis maximizar seus lucros e isso inclui Google e muitos outros grandalhões com seus " estudos " ou " pesquisas " tendenciosas/enganosas para estimular vendas em escala.

O que vale para mim é a experiência que tive com esses HDs recuperando vários ao longo do tempo a partir de simples softwares já por entender algumas coisas do seu funcionamento e estão até hoje funcionando podendo se tornar sucata por se tornarem obsoletos em relação a novas tecnologias que passam a dominar todo o mercado.

Minha participação nos fóruns tem sido sempre no sentido de reaproveitar essas tecnologias antigas fazendo o usuário evitar gastar seu dinheiro suado ou até de nem usar essas tecnologias estrangeiras e passar a ter uma vida mais livre e menos dependente dessas coisas.

Eu não acho isso, até porque este é apenas um de muitos estudos, mas se você acha isso, tudo bem, eu ainda acho que você teve muita sorte.

ok, como eu disse:

Há casos e casos. Quando um HD é relativamente novo e encontra um setor defeituoso, é bem possível que ainda venha a operar por anos sem novos problemas. Eu tive um HD que veio com badblock já de fábrica e funcionou bem durante anos! Quando um HD cai ou falta energia no meio de uma operação, cabeça de leitura pode riscar o disco. Nesse caso isolar os setores defeituosos pode funcionar bem. Há também o caso do colega que tem o HD fabricado há 10 anos atrás, com mais de 50 mil horas de uso, onde é nítido que não vale a pena recuperar ou testar o disco, pois ele já cumpriu seu dever. As partes mecânicas se desgastam, principalmente o rolamento central, aumentando a vibração e movimento dos discos magnéticos, que por fim causam erros de leitura ou mesmo contato com a cabeça de leitura (um disco magnético bem usado vai parecer com a superfície fosca ao invés de espelhada, devido aos pequenos riscos que vão acontecendo durante o uso com folga no rolamento).

Tem conserto? Provavelmente a troca do rolamento central a cada 5 anos poderia fazer com que o disco tivesse vida infinita. Porém é tão trabalhoso que compensa mais reciclar o disco usado e comprar um novo, de preferência com nova tecnologia.

Não acho que tem teoria conspiratória nenhuma nos estudos das empresas que usam HDD em servidores, pois o caso deles é de HDD em uso ligado 24 horas, sem chance de queda e por vezes nem queda de energia. Ou seja, quando falha lá é porque já “está nas últimas”.

1 curtida

e como vc falo tanto hdd quanto ssd tem tempo de vida útil, as próprias fabricantes falam do tanto de dias, horas da vida útil dessas peças, aqui em casa tem um hdd ele sata a saúde dele ainda está boa mais se torno obsoleto taxa de leitura 50 mb e escrita 60 mb tanto o windows ou outras distro linux fica lento com ele, já tive hdd de 1 tera cheio de setor defeituoso estado de saúde no critico ele sempre corrompia os arquivos e como se tivesse uma parte dele boa e o resto danificado a medida que ia enchendo de arquivos corrompia, mesmo isolando a área defeituosa, usar esses dispositivos pra backup e perigoso perder arquivos importantes, já pra sistemas operacionais da mais erro no Windows principalmente a tela azul, em distros linux já testei tbm dependendo da situação do hdd umas ainda fica boa mais se o hdd tiver ruim mesmo fica dando uns erros e não inicia.

Depois que consegui recuperar alguns poucos HDs após quedas que tiveram, mudei meu pensar quanto á sua dita fragilidade.

Não é que não compensa, é inviável. Precisaria ser feito em uma sala ultra limpa tipo onde fabricam CPUs e paineis LCD, nem imagino como seria o processo de descontaminação do HDD. É totalmente inviável, a tecnologia avançou tando que em HDDs modernos, a agulha fica a ~20 nanômetros de distância do disco em funcionamento.

As empresas mais caras de recuperação de dados não tem ambientes tão limpos, costumam recuperar os dados e dar o HDD por perdido mesmo, porque não vai durar muito após aberto mesmo.

Você pode seguir estas etapas:

Verificação de Integridade:

Primeiro, você pode executar uma verificação de integridade no disco usando o comando fsck. Isso pode ajudar a identificar e reparar problemas no sistema de arquivos.

sudo fsck -c /dev/sdXY

Substitua “/dev/sdXY” pelo caminho do dispositivo correspondente ao seu HD de backup.

Identificação de Setores Defeituosos:

Para identificar setores defeituosos, você pode usar ferramentas como o “badblocks”. Execute o seguinte comando para verificar e listar setores defeituosos:

sudo badblocks -v /dev/sdXY > badsectors.txt

Isso criará um arquivo chamado “badsectors.txt” com a lista de setores defeituosos.

Isolando Setores Defeituosos:

Após identificar os setores defeituosos, você pode usar a ferramenta “e2fsck” para marcar esses setores como defeituosos e isolá-los do sistema de arquivos. Supondo que o dispositivo seja “/dev/sdXY” e o arquivo com setores defeituosos seja “badsectors.txt”:

sudo e2fsck -l badsectors.txt /dev/sdXY

Tenha em mente que setores defeituosos são um sinal de problemas físicos no disco e podem indicar que o disco está se deteriorando. É aconselhável fazer backups regulares de seus dados e considerar a substituição do disco rígido se os problemas persistirem. Além disso, as ferramentas e comandos exatos podem variar dependendo do sistema operacional Linux que você está usando, portanto, ajuste-os conforme necessário.

Seria interessante uma ferramenta tipo HD Tune para o Linux, fica mais fácil de diagnosticar HD’s mecânicos, além das informações do SMART…ele tem um “erros scan” bem interessante, alguém sabe de uma ferramenta assim? Felizmente este tipo de ferramenta tende a desaparecer, mas ainda tem muita gente usando HD mecânico por aí…