Anos atrás compactei diversos arquivos de PDF em um único arquivo .7z não com o objetivo de reduzir uso de espaço, mas por organização mesmo, eu tinha o hábito de separar minhas coisas em arquivos .7z para organização.
O problema é que, eu fazia o backup em pendrives e eles corromperam meus arquivos (não sei por que isso aconteceu), incluindo os arquivos .7z. A maioria dos PDFs estão inacessíveis, sempre que tento abrir, dá a mensagem “Não foi possível abrir o arquivo”. Observe que eu disse “a maioria”, pois quando peço para extrair tudo, o programa extrai todas as pastas e inclusive alguns arquivos que continuam intactos (mais ou menos 20% do total), mas ele não extrai o que está corrompido; já tentei extrair os arquivos corrompidos para ver se eu poderia procurar fazer a recuperação do pdf diretamente, mas não consegui.
O que me dá uma esperança é que o arquivo de (des)compactação ainda mostra o nome dos arquivos dentro do .7z e seus respectivos tamanhos, de forma que ainda há dados lá.
O que eu quero:
Ignorando os PDFs que continuam intactos: Não peço muito, só quero poder visualizar algo dos arquivos corrompidos, não precisa ser 100% deles e que eu possa re-visualizar 100% do conteúdo de cada arquivo. Se eu puder recuperar 20% dos arquivos corrompidos e, de cada um desses, eu poder novamente rever trechos de algumas poucas páginas (não me importo se os documentos vierem “quebrados”, com lacunas), pra mim já está de bom tamanho.
Detalhes técnicos:
Não tenho muito o que compartilhar além do fato de que o arquivo de compactação está no formato .7z, o que posso adicionar é que todos os arquivos foram comprimidos pelo método LZMA2:24. E não, não gerei esse arquivo .7z com senha.
Então… se tem uma vantagem em salvar os arquivos comprimidos é que eles vão ocupar menos espaço em disco. A desvantagem é que, dependendo do metodo de compressão, se vc quiser um arquivo, precisa descompactar um pedaço maior para recuperar os dados.
Teria que entrar em mais detalhes sobre o tamanho de bloco de compactação desses arquivos. As vezes pode ser pequeno (alguns kB), mas as vezes pode chegar a ser o arquivo inteiro.
Quando algum dado se corrompe, a descompactação desse bloco falha e todos os arquivos que estavam ali não são mais acessíveis. Dependendo do tipo de compactação, nem mesmo os arquivos que estão depois da falha podem ser recuperados…
Claro que isso eu falo do meu conhecimento limitado. Provavelmente há ferramentas forenses avançadas para recuperação de arquivo nos serviços de Inteligência de países e com hackers, mas não conheço nada desse mundo.
Eu já sofri com isso no tempo da internet discada. A solução na época era criar o arquivo compactado mas adicionar dados de correção de erro nele. Aliás esse assunto é bem complexo, pois mesmo em hds, com o tempo podem haver corrompimento silencioso de dados. Eu já tive isso também em uma foto minha de uns 10 anos atrás. Além do backup, é interessante salvar os arquivos em sistema de arquivos que te proteja dessas perdas aleatórias, caso a informação seja extremamente importante. Nesse caso da foto eu consegui recuperar pois tenho dois backups, então no outro disco a imagem estava perfeita.