Boa Noite,
Já consegui recuperar arquivos de pen-drives e cartões de memória no linux usando o comando testdisk
e outros. Porém o Android fornece uma dificuldade por não gerar uma partição scanneavel pelo sistema.
Testei hoje no Windows um app chamado Dr. Fone, antes disso tive que rootear o smartphone, porem sem sucesso na recuperação, só veio imagens aleatória do Android.
Já utilizei o adb
varias vezes com emulador, anbox e dispositivos reais, porem nesse celular não consigo acessar com o adb.
Agora que o smartphone ta rooteado pensei em uma ultima alternativa: Tentar instalar o busybox
usando o próprio Android e talvez conseguir instalar o testdisk
isso tudo no cartão de memoria pra não sobrescrever as fotos.
Alguem já passou por esse problema? Se sim, conseguiu recuperar seus arquivos?
ADDEDUM: To pensando também em clonar todas as partições do Android para um cartão de memoria usando o terminal no Android, para depois fazer um scanner no linux.
1 curtida
Rapaz ótima dúvida, eu também já precisei recuperar e não encontrei maneira, mas depois de um tempo estudando micro controladores, acabei descobrindo que da para acessar direto a nand do smartphone usando micro controladores, como as assistências fazem para regravar o bootloader do smartphone caso esteja morto (Briked).
Esse guia aqui eu já li ele antes, talvez te ajude o que eu acho que é improvável mas não custa tentar desde que não regrave os dados no disco interno: [GUIDE] Internal Memory Data Recovery - Yes We Can! | XDA Forums Se por alguma circunstância não der certo, certamente acessar a Nand dará.
Pode tentar também esse: Recover Deleted Photos from Android Internal Storage - EaseUS (é pago o app, se não der certo vc provavelmente consegue um reembolso)
Esse outro também é pago: FonePaw Android Data Recovery: Recover Deleted Files from Android phones and tablets
Boa sorte nas suas tentativas, que de tudo certo, por hora é o que eu pude fazer para te ajudar.
então, pra fazer isso vc precisa ter acesso aos blocos especiais do linux no android, o bloco especial da partição userdata (/dev/block/bootdevice/by-name/userdata) especificamente, e tirar cópia dele pra um pc
só que isso requer que o smartphone esteja rooteado ou com uma custom recovery instalada (twrp, oragenfox, …) e imagino que o telefone não possa estar encriptado também (todo aparelho android desde o android 4, se não me engano, é encriptado) caso queira recuperar
talvez o testdisk ajude mesmo estando encriptado não sei, vou até testar aqui agora
não, o testdisk não funciona com partição encriptada
Interessante, pois o próprio reset de fábrica já tem como objetivo purgar a informação anterior. Conseguir recuperar os dados revelaria uma falha de segurança.
1 curtida
Sim, foi exatamente oque o criador do tópico no XDA falou com outras palavras.
Era isso mesmo que eu tava procurando. Valeu!
1 curtida
Realmente é isso. Os dados já eram, acredito que daria certo se só tivessem deletado.