Olá, estou com um problema envolvendo um Raspberry Pi 4B. A situação é a seguinte: sempre que tento instalar um HD externo nele ele apresenta alguns problemas recorrentes. O sistema reconhece ele primeiramente como sda, com uma partição sda1. Porém, depois de um certo tempo, as vezes depois de uma reinicialização, ele para de reconhecer o HD como sda e detecta o mesmo HD como sdb. Acontece tudo muito rápido. Note que eu nem chego perto fisicamente para desconectar ele. Dessa forma eu não consigo configurar manualmente a montagem pelo fstab.
Algumas informações: isso acontece de maneira semelhante em alguns sistemas Linux (testei no Ubuntu Server, LibreELEC e RaspberryPi OS); O HD é conectado ao rasp por um adaptador de SATA para USB 3.0; Executando o comando ‘dmesg’ eu encontro o evento ‘over-current change’ na porta USB logo antes de ele “trocar” os HDs.
Minha hipótese é de que o rasp não aguenta alimentar o HD por muito tempo, principalmente com um pico de consumo de energia (que já seria suficiente para cortar a alimentação do HD, suponho). Ou ainda que minha placa em específico veio com defeito. De qualquer forma, gostaria de uma outra visão sobre o problema, de alguém que já tenha passado por algo parecido. Gostaria de saber também se isso chega a ser alguma configuração de sistema. Pretendo em breve conectar o HD (e outros) à um hub USB com alimentação própria, para resolver este problema.