Recomendações para aumentar a vida últil da bateria de seu celular (atualizado: 6 até o momento)

Estas recomendações foram obtidas por meio do manual de celular, especialistas e sites.

É normal ter perda na bateria depois de um certo tempo, mas podemos diminuir este processo e prolongar por mais tempo a vida útil da bateria.

  1. Não deixe por muito tempo carregando o celular se já chegou a 100%. Se você deixa carregando durante a noite, pare com isso. Com o tempo isso pode prejudicar a bateria. Ao chegar em casa deixe carregando e pare de carregar ao dormir. Antes de sair deixe novamente carregando.

  2. Não mexa ou fale no celular durante o carregamento, se quiser mexer tire da tomada e depois coloque para carregar novamente. Isso afeta o carregamento e a bateria, além de não ser recomendado por medida de segurança.

  3. Se descarregou completamente a bateria e o telefone não liga, com ele desligado coloque para carregar até a bateria ser completamente carregada. Só depois disso ligue e mexa no telefone.

  4. Se acabou de comprar o telefone não é recomendado mexer nele. Faça o carregamento por completo antes de utilizá-lo.

  5. Em configurações do telefone tem várias opções para melhorar o desempenho da bateria. Leia o manual e ative o que não estiver habilitado por padrão para prolongar o tempo da bateria.

Tem outras recomendações, mas não me lembro agora.

Editado: Lembrei de mais uma

  • Reinicie o seu celular pelo menos uma vez por semana. Isso fará que qualquer bug por tempo de uso seja resolvido, melhorando assim a otimização da bateria. Alguns telefones vem com aplicativo de agendamento de reinício.
7 Curtidas

Uma que eu faço é evitar carregar com carregadores USB de alta potência (aqueles que tem saída de 2 ou 3 Amperes).

O carregamento rápido é ótimo quando está na pressa, mas o carregamento lento (aquele feito pelos USB padrão que fornecem apenas 500 mA) é menos deletério para a bateria e também consegue deixar uma maior carga total (mesmo que indicando a mesma porcentagem). A carga lenta promove uma reação química mais homogênea na bateria e menor aquecimento

Obviamente quando estou com pressa coloco para carregar mais rapidamente pois minha necessidade é mais importante do que manter a vida útil da bateria em certos casos.

Mas procurando vídeos tem gente que também fala que a carga rápida é projetado para não danificar a bateria. Bem, depende de qual é a vida útil estimada da bateria. Eu posso fazer uma bateria para durar 1000 ciclos de carregamento ou posso usar a mesma bateria, projetar para usar carregamento rápido e falar que a vida útil dela é 600 ciclos. Imaginando que o usuário usa muito o celular, dá para imaginar que ele carrega todo dia, então a vida útil da bateria para ele vai ser 1,6 anos. Já o amigo que deixou na carga lenta, vai durar 2,7 anos. Para o usuário que troca todo ano, não fez diferença nenhuma. Já para aquele usuário que quer usar o maior tempo possível, a carga lenta fez uma boa diferença! Esses valores vida útil fui eu que estimei, o correto seria realizar estudos para saber quais são esses valores. Os fabricantes certamente fizeram isso, mas para nós, que não temos acesso a esse tipo de informação, acaba ficando muito no achismo…

Para verificar a informação sobre a bateria, no android, digite *#*#4636#*#*

No meu Xiami Redmi 4, que comprei em julho de 2017, a saúde está boa e escala em 100% ainda!
No Asus não consta informação da bateria com esse código.
No Sony Xperia de 2013 que eu usei pouco durante a vida, também tem informação de estar 100%.
No Motorola também não apareceu informação da bateria.

1 Curtida

Isso deveria virar um mantra.

Sempre fiz algumas coisas que funcionam, algumas já citadas, como os pontos 1, 2, e 3. Outras coisas que gosto de fazer é, de vez em quando, deixar a bateria “zerar”, ou seja, deixar o smartphone desligar por falta de bateria e depois deixar ele carregando e, só depois, ligar. Também não deixo tudo ligado (tipo bluetooth, wifi, dados móveis etc.) se não estou utilizando. Isso parece bobeira, mas ao gastar menos bateria, você, consequentemente, vai demorar mais para recarregar e não perderá ciclos de bobeira.

Uma das coisas que vi na prática que mais prejudica a bateria, é esse lance de ficar mexendo enquanto o celular carrega. Isso estressa e aquece demais a bateria. Quando ela tá carregando, já tende a ficar muito quente, se mexer então… Eu sempre, quando estou usando, tiro a capinha para carregar também, ajuda a aquecer menos a bateria.

Esse assunto é muito mau abordado. Tentei pesquisar sobre isso em português (uns tempos atrás) em vários sites e no próprio google. Tem muita informação desencontrada e, a maior parte do que a gente vê, me parece mais achismo que informação fundamentada. As coisas que faço eu fui vendo a partir do meu uso e de pessoas próximas. Se alguém souber de material de qualidade sobre o assunto, por favor compartilhe aqui no tópico.

1 Curtida

Algumas coisas estão no manual. O problema que nem todo mundo lê, na prática, vai mexendo e aprendendo.

1 Curtida

você disse sobre desligar o wi-fi tenho um problema parecido.
Realmente desligar o wi-fi ajuda a economizar bateria, mas quando liga de novo o celular fica muito lento, pois todos os apps vão começar a atualizar seus feeds.
tentei contornar isso desativando as notificações, nos apps, e até mesmo desabilitando processos em segundo plano, nas opções de desenvolvedor do android, mas nada funcionou.
Sabe dizer se tem um jeito que contornar isso?

Então, eu só desligo quando quero paz (que é a maior parte do tempo hahaahahaah) ou quando vou ficar um tempo longe do celular. Se você usa constantemente o celular, isso é inviável. Dependendo da quantidade de apps que usa, como você mesmo mencionou, isso pode ser um problema. O que eu indicaria, você já fez. E, sinceramente, estou cada vez mais perdendo a paciência com celular, então venho usando menos tempo e diminui o número de apps que tinha.

Agora, em relação a lentidão, pode ser por causa do hardware. Eu utilizo um LG XPower, porém uso pouquíssimos apps. No dia a dia mesmo, acho que só utilizo 6: Opera Mini, Whatsapp, um app para ler jornal, Foobar2000, Outlook e o dos Correios. Então eu não tenho problemas quanto a isso. Dá uma pesquisada na net, as vezes você acha alguma coisa.