Recomendações de distros pro meu i7-2600?

Oi, atualmente eu voltei a testar o Linux por conta de uma problemas estranhos que eu andei tendo com o Windows, e eu atualmente estou usando o Linux Mint Debian Edition (LMDE) com o cinnamon, existe alguma outra distro focada em desempenho/leveza que funcionaria bem no meu sistema?

Atualmente estou usando um HD pro Linux e um ssd pro windows (por que o meu pai não quer de jeito nenhum que eu tire o Windows do computador, mesmo estando corrompido)

1 curtida

Olá @Ultimate_Quack !!

Recomendo duas opções bem tranquilas pro seu hardware:

• Debian com XFCE
• Linux Mint XFCE Edition

Seu i7-2600 é um bom processador até hoje, mas já é antigo, ele foi lançado em 2011 (2ª geração). Usando um ambiente mais leve como o XFCE, você consegue aproveitar melhor os recursos da máquina, deixando mais RAM e CPU livres pro que realmente importa.

O Cinnamon é bonito, mas consome um pouco mais. Com XFCE você vai sentir o sistema mais responsivo, principalmente usando um HD.

1 curtida

Eu tava pensando em usar só o DWM ou o Awesome pra máxima performance, mas obrigado pelo conselho :+1:

1 curtida

Tenho um ultrabook NP905S3G da Samsung, uso o lxqt. Testei o lxde e mate. O mais leve para mim foi lxqt msm. Então optei pelo Lubuntu, que traz a base Ubuntu 24.04 LTS. Zero arrependimentos por aqui.

2 curtidas

Se o PC é do seu pai, aconselho não mexer kkkk.
Mas, se ele é seu, faça uma partição no SSD do Windows de uns 20 GB e instale só o EFI, root e swap no SSD, e deixe a home no HD mecânico. Você vai ganhar um desempenho muito bom.
o dio tem videos ensinando isso e tem varios outros mais atuais tmb.

2 curtidas

Olá! Teu SSD tem quanto de capacidade? Daria para dimunir a partição com o Windows e abrir um espaço para a distro de Linux?

O LMDE é fluido a ponto de ter bom desempenho num computador de uns 10 anos daqui de casa e que tem somente 2 Gigas de RAM e processador dual core das primeiras gerações. Fiquei surpreendido e bem impressionado!

Sua máquina tem um i7, que, mesmo antigo, não é fraco. Tem quanto de RAM? Acho que qualquer distribuição roda bem nesse equipamento.

Mas se o objetivo é dispor de um sistema leve porque vai rodar de um HD, eis algumas sugestões:
. MX Linux com Xfce ou Fluxbox
. Q4OS com Trinity ou mesmo Plasma
. SparkyLinux com LXQt, Xfce ou MATE
. MaunaLinux com LXQt ou Xfce
. BigLinux com Xfce ou Plasma no “modo econômico”
. Tiger OS
. Linux Mint com Xfce ou MATE
. Linux Lite
. Debian (ou Devuan) com LXQt, Xfce ou MATE
. Peppermint OS
. Lubuntu, Xubuntu ou Ubuntu MATE
. Fedora Spin com Xfce, LXQt ou MATE-Compiz

Há muito, muito mais, de todo modo.

1 curtida

Talvez não seja necessário trocar. Faça um teste inicializando o Cinnamon como “Software Rendering“. Esta opção esta disponível na tela de login.

Desculpa só responder agora, tava tendo erro de “muitas postagens em pouco tempo“.

03:10:10 quack@quack ~ → fastfetch --logo none
quack@quack
-----------
Kernel: Linux 6.12.57+deb13-amd64
Uptime: 10 mins
Packages: 3755 (dpkg), 19 (flatpak), 9 (snap)
Shell: bash 5.2.37
Display: 1600x900 @ 60 Hz in 20" [External]
DE: Xfce4 4.20
WM: Xfwm4 (X11)
WM Theme: Default
Theme: Xfce [GTK2/3/4]
Icons: Tango [GTK2/3/4]
Font: Sans (10pt) [GTK2/3/4]
Cursor: Bibata-Modern-Classic
Terminal: GNOME Terminal 3.56.2
Terminal Font: DejaVu Sans Mono (10pt)
CPU: Intel(R) Core(TM) i7-2600 (8) @ 3.80 GHz
GPU: Intel 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller @ 1.35 GHz [Integrated]
Memory: 4.14 GiB / 15.51 GiB (27%)
Swap: 0 B / 7.81 GiB (0%)
Disk (/): 83.73 GiB / 107.99 GiB (78%) - ext4
Local IP (enp2s0): 192.168.0.105/24
Locale: pt_BR.UTF-8

03:10:29 quack@quack ~ →