Recomendações de distros otimizadas na bateria independente da interface gráfica

Olá, gostaria de uma distro otimizada e com pouco consumo de energia, onde eu poderia instalar o DDE nele sem ter muitas perdas. Antes que perguntem, eu ja tentei instalar e configurar o tlp para gastar o minimo de bateria possível, até funciona, o problema vem quando eu instalo a interface do Deepin (que é muito bonita) e perco umas 2 horas de bateria, tanto no Zorin quanto no Ubuntu, mesmo desativando animações na interface. Meu notebook é um Asus Vivobook M1502IA com Ryzen 5 4600H.

1 curtida

É normal que o DDE consuma muitos recursos, dado sua opulência visual, é um preço a se pagar pela estética. Sobre distros, comenta-se que Arch, Gentoo e Debian são muito bem otimizados nesse sentido, nunca vi Gentoo ou derivados com DDE, mas, Debian e Arch certamente é possível tanto nelas, quanto nas derivadas. Há também a possibilidade de você instalar um software específico para esse gerenciamento:
https://linrunner.de/tlp/

Pelo que entendi e minha atual experiência, você tem que configurar isso ao seu gosto. As distros não tem como ter uma otimização precisa e isso é você que configura… Por conta disso, comecei no OpenSuse e instalei o powetop e o TLP. Com isso, meu laptop padrão aguenta quase 4 horas fora da tomada.

1 curtida

Distros XFCE também ajudam um pouco.
Principalmente quando a interface gráfica está com aparência escura dark sem cor, isso melhora e muito a performance já que o processador, memória e vídeo não terão muito o que processar economizando muita energia.

TL;DR

• Use uma interface que consuma menos bateria
  • Instale o TLP. Ele fará grande parte do serviço em diminuir o consumo da bateria.
  • Use o Powertop para monitorar o que pode estar comendo a bateria do seu notebook
  • Se possível, use o modo de energia “Balanceado”. Sei que isso existe no Gnome, não sei nas outras.

Resposta Completa.

Depende muito do Notebook. No meu Thinkpad L390 com o Crystal Linux, consigo normalmente umas 3 a 4 horas de bateria, dos 80% até os 20% vendo vídeos e com um fone Bluetooth conectado (um Edifier W600BT) e um HUB USB (com uma base cooler, um teclado sem fio TC251 da Multilaser e um mouse sem fio M170 da Logitech)

Tenho um pequeno Script que pode ajudar a fazer um pequeno Benchmark do quanto está consumindo no momento, ou mesmo para monitorar o consumo da bateria até chegar nos 20%.

Por exemplo, estou nessas condições e nesse momento aí o notebook estava consumindo 13,29 W de energia

E quando mudei um pouco mais as condições, o consumo diminuiu bastante. Então, o modo de energia influencia um pouco nisso.

Você pode tanto aplicar a dica do @Rimana21, que é usar um ambiente mais leve e que consuma pouco processamento (e consequentemente menos bateria), e ajustar o consumo com o Powertop e o TLP.

E o Powertop pode mostrar coisas que podem ser melhoradas para gerenciar melhor o consumo de bateria

Além de mostrar o que mais está consumindo bateria. Por exemplo, aqui ele está demonstrando que o vilão do consumo da bateria do meu notebook está sendo o meu mouse da Logitech. E também, ele mostra o quanto que os processos estão consumindo.

Quando desconectei o Hub USB em que está o mouse, o consumo diminuiu muito.

1 curtida