Recomendações de criação de partições para dual boot

Olá, boa tarde

Vou particionar um SSD (512GB) para instalar linux e windows. Gostaria de uma ajuda em alguns pontos:

Qual tamanho mais ou menos indicado para linux? Não vou instalar jogos nem mexer com edição de imagem/vídeo e pretendo instalar o Kubuntu ou Zorin OS. Sei que eles ocupam uns 10GB.

Na ordem das partições, importa se fisicamente está antes linux ou windows? Mas eu sei que na hora de instalar os sistemas na unidade devo instalar primeiro o windows por causa do grub. (vou usar muito mais o linux)

Devo criar duas partições para linux, uma com ponto de montagem / e outra para /home? Até hoje, eu só criei apenas uma com / e tem problema ser só ela?

A partição com ponto de montagem / deve ser lógica ou primária? E a /home, se tiver uma, lógica ou primária?

Como faço pra não criar partição swap? Da última vez que instalei linux não tinha mais essa opção e foi criada uma automaticamente.

Como sistema de arquivos, deixo ext4 mesmo? Parece que tem um sistema novo que é melhor para SSDs…

Eu já fiz isso outras vezes, mas meio que no automático, deixando opções padrão, seguindo alguns tutoriais básicos, sem o rigor técnico.

1 curtida

Recomendo atualizar sua base de conhecimento para instalar o sistema em modo UEFI com particionamento de disco GPT. Isso facilitará muito o dual boot. Essas informações que vc tem sobre partição primária ou lógica ficaram há muito no passado. Se vc tem um computador com menos de 10 anos de idade, já faça essa mudança na BIOS para modo de boot “UEFI Only” e bota pra quebrar instalando o windows e depois o linux. Pra facilitar coloca o linux inteiro numa partição com uns 50 GB e já vai ficar sossegado para seus arquivos pessoais. Na dúvida veja alguns tutorias sobre como fazer a instalação em modo UEFI, e depois ao instalar o linux vc pode instalar o grub na mesma partição efi. Não sabe o que é a partição efi?

1. Instalar windows em modo UEFI COMO FORMATAR COMPUTADOR E INSTALAR O WINDOWS 10 PRO NO MODO UEFI (2021) - PARK INFORMÁTICA - YouTube
  2. Tutorial dual boot diolinux Como fazer DUAL BOOT com Windows 10 e Linux - Tutorial FÁCIL - 2021 - YouTube

Ah, Se vc vai usar o popOS ou outra distribuição que use o systemd-boot, daí o espaço alocado por padrão pelo windows na partição UEFI (100 MB) não é suficiente. Geralmente cria-se uma segunda partição efi com uns 500 MB específica para o sistema que a BIOS consegue detectar ambas as partições na maioria dos casos.

2 curtidas

Opa! :grin:

Pois é, eu estou precisando mesmo :laughing:

Mas na hora de criação de instalação do linux, quando para selecionar a partição onde vai ser instalada o sistema, é pedido qual desses dois tipos, não? :sweat_smile:
Ou no caso, você está querendo dizer que eu divida o ssd em apenas duas partições e então instale o windows e depois o linux selecionando a opção “instalar ao lado do windows” no instalador do linux?

Coincidentemente, acabei de ver esse vídeo agora.

Sinceramente, eu acho assim mais fácil, tudo na partição /, sem /home. Mas pensei que esse era um modo menos correto e organizado de fazer dual boot. É tanto modo de fazer isso que eu estou meio perdido.

1 curtida

@SertAna a partição /home separada tem a utilidade de caso você “formatar” o seu sistema, seus arquivos pessoais ficam intactos lá. Não é que seja errado manter tudo em uma única partição, se você quiser pode fazer assim também.

E sobre a swap, se você não quiser, é só ir no particionamento avançado e não criar uma partição swap. Pode ser que ainda assim o instalador crie um arquivo swap. Eu não me incomodaria em manter, mas se você não quiser mesmo usar swap, simplesmente edite o arquivo /etc/fstab e remova a entrada correspondente ao arquivo swap, e depois apague o arquivo /swap.

1 curtida

Então, a partição lógica só faz sentido quando o disco está com particionamento DOS ou MBR. A partir do momento que vc faz o particionamento de disco usando GPT, não há mais essas restrições que havia antigamente. Num disco particionado com GPT vc pode ter mais de 50 partições primárias. Também pode usar discos maiores que 4TB. O Diolinux tem um vídeo sobre isso, recomendo assistir caso não o tenha ainda: https://www.youtube.com/watch?v=Vd-CEeoonIM

1 curtida

@Deleterium, Entendi! Muito obrigado!

@Thiago12 Entendi. Há uma ordem preferencial em que essas partições devem ser criadas? Tipo swap antes ou depois de /…

A ordem tanto faz, não tem nenhuma diferença, principalmente num SSD. Por questão de organização e convenção, prefiro deixar a partição EFI no início do disco, em seguida a SWAP, e as partições / e /home por último. Mesmo que tivesse um Windows também nesse disco, particionaria o espaço restante dessa forma. Novamente, não faz realmente diferença, faço assim apenas por questão de organização.

1 curtida

Perfeito, entendi! Muito obrigado!