Pessoal, gostaria de pedir recomendações de marcas e modelos de HD externo, case p/ HD ou dock station que seja 100% compatível com linux.
Eu tenho vários HD externos e cases para HD aqui em casa, mas nenhum funciona bem com Linux. Os cases que tenho todos travam durante a cópia de arquivos no Linux (começa funcionando normalmente e em algum momento dá erro). Tenho um HD externo Touro que funciona bem, mas não ejeta corretamente (eu preciso desligar o computador Linux antes de desplugar o HD do USB, caso contrário o windows pede para corrigir erros quando eu plugo o HD no Windows).
Assim, agradeço recomendações!
Se animar testar, esse comando desmonta e desliga o HD:
udisksctl power-off -b /dev/sdX
/dev/sdX: coloque a unidade que corresponde ao seu HD.
Tenho esse e nunca tive problemas.
Mas talvez o seu problema seja HD formatado como NTFS ao invés de ext4
FIDECO-Docking-Station-Aluminum
Estranho, nunca vi nenhum HD externo ser incompatível com Linux, e como você relata o problema com várias unidades, o problema não seria com a própria conexão USB? Já se certificou de que não é um defeito de hardware e não software? Pen drives funcionam normalmente?
Não existe isso. Todo HD externo funciona via protocolo USB que é 100% suportado pelo Linux há muitos anos já, em todas as suas versões.
Muito provavelmente vc deve estar tendo esses problemas de corrompimento / travamento em função do HD externo estar formatado em NTFS (que é o sistema de arquivos do windows) e devido a sua distro estar usando o driver NTFS3 para acessar esses HDs no Linux. Para confirmar isso, com o HD externo conectado ao PC, digite no terminal:
mount - t ntfs3
Se esse comando retornar alguma saída, significa mesmo que vc está usando o driver NTFS3 para acessar o HD externo e é justamente esse driver que é a fonte dos seus problemas. Esse driver é tão ruim que muitas distros (Como o OpenSUSE) bloqueiam ele por padrão. Em muitas outras esse driver é usado e qualquer reclamação é respondida com “não use NTFS nos seus HDs externos, use um sistema de arquivos suportado nativamente pelo Linux”, enfim, que não resolve o problema.
Felizmente, existe solução mas ela depende muito da distro que vc está usando:
Se for uma disto mais bleeding edge, que já esteja usando kernel 7.2.x (sem ser OpenSUSE), o ideal é passar a usar o novo driver NTFS (até pouco tempo atrás chamado de NTFSplus), que foi disponibilizado a partir do Kernel 7.1. Ele já está disponível para uso no Fedora e derivados (Bazzite, Nobara), Arch e derivados (CachyOS) e no Debian Unstable/Testing e distros derivadas deles (como o PikaOS). Para usar, basta desinstalar o antigo driver NTFS-3G que automaticamente a distro passa a usar o driver NTFS (no CachyOS tem que configurar o udisks2 para montar os discos preferencialmente usando o novo driver). Eu já estou usando esse novo driver aqui nos meus computadores sem nenhum problema e com excelente performance (chega a topar os 10gbps da conexão USB 3.1 Gen1 da minha Mobo junto com um case de SSD nvme em cargas de leitura sequencial)
Agora se vc usa distros Stable/LTS (Debian Stable, Ubuntu e derivados, como o Mint) que ainda estão no kernel 7.0.x ae é melhor vc desinstalar o NTFS3 e ficar no NTFS-3G (que é muito lento, mas estável). Isso acontece pq o novo driver foi implementado de vez no Kernel 7.1 e uma versão melhorada dele (com suporte a links simbólicos nativos do windows) no 7.2
O OpenSUSE (Seja Tumbleweed ou Leaf) bloqueia tanto o NTFS3 quanto o novo driver NTFS, te obrigando tb a usar o NTFS-3G.
[]'s
Outros pontos pra checar:
- Conexão do hardware: A conexão da porta USB está boa, ou fica sensível ao mexer? Veja também a conexão com o disco.
- Potência da porta: Pode ser a potência fornecida pela porta USB não seja suficiente para essa combinação de case e disco. Se for isso é comum desconectar em uso intenso, ou precisar de várias tentativas pra detectar o disco.
Isso você pode investigar dando uma olhada no log do sistema enquanto tenta usar o dispositivo. Use sudo journalctl -f e veja se aparece erros principalmente na hora que tenta desmontar ou copiando arquivos e trava a transmissão.
Agradeço muito a todos que responderam e tentaram ajudar!
Não costumo confiar muito em respostas de IA, mas desta vez resolvi arriscar e peguntei ao Google Gemini, que me ajudou bastante.
Com relação ao problema de não ejetar corretamente, a solução foi formatar o HD externo com exFAT ao invés de NTFS. De acordo com a IA do Google, “o suporte ao NTFS no Linux (via ntfs-3g ou ntfs3 no kernel) frequentemente deixa a flag de ‘sistema de arquivos não desligado limpamente’ se o disco não for desmontado de forma 100% perfeita, o que faz o Windows solicitar a verificação ao reconectar.”
Com relação ao travamento durante a cópia, a IA do Google explicou que “cases mais baratos tentam usar o protocolo UAS para ganhar velocidade”, e que “o driver UAS do Linux é muito rigoroso com o gerenciamento de energia e comandos de fila”, por isso, “quando ocorre um pequeno atraso ou estouro de tempo (timeout), a ponte trava e o sistema perde o disco no meio da cópia”.
A solução foi então desativar o UAS no meu case, um CH-300 da C3Tech, que usa um controlador SATA IS621 da Innostor. Para isso, a solução foi incluir “options usb-storage quirks=1f75:0621:u” no arquivo /etc/modprobe.d/disable-uas.conf, em que 1f75:0621 é o ID do meu case. Para descobrir a ID do case, usei o comando lsusb.
Para minha surpresa, essas duas ações resolveram os dois problemas e o case agora está funcionando normalmente.
Com relação a meus outros cases e HD externos:
- HD externo Kross: não trava na cópia, mas não ejeta corretamente, provavelmente por estar formatado com NTFS ao invés de exFAT.
- HD externo TOURO: idem ao Kross.
- Case CS-U3T da F3: não está funcionando direito nem no Windows, então acho que está com defeito. Mas também usa controlador SATA da Innostor , então provavelmente tem o mesmo problema com o protocolo UAS.
Lição aprendida: meu próximo case será de uma marca conhecida, mesmo que custe mais caro.
Te garanto que o seu problema não tem relação com a marca do seu case. Eu aqui uso diversos cases de HD externo, desde os baratinhos de 35 reais com controladora Jmicron até os de 150 reais (Ugreen M.2 NVMe + SATA) e em absolutamente todos eles eu não tenho nenhum problema ao usar HDs formatados em NTFS neles desde que passei a usar o driver NTFSplus (agora renomeado para NTFS apenas).
O Linux tem 4 drivers capazes de lidar com discos formatados em NTFS:
- 1997 – 2024: O Driver Clássico (
ntfs)
Um módulo de kernel extremamente limitado, que servia quase que exclusivamente para leitura. Tentar escrever em partições NTFS usando esse driver corrompia os dados com frequência. Ele foi completamente removido do kernel em 2024 por obsolescência.
- 2006 – Presente:
NTFS-3G (FUSE)
Criado por Szabolcs Szakacsits (posteriormente mantido pela Tuxera), o NTFS-3G roda em espaço de usuário (userspace). Embora altamente estável e seguro, sua arquitetura gera um gargalo de desempenho (overhead) devido à constante troca de contexto entre o kernel e o espaço de usuário
- 2020 – 2021: O Surgimento do
NTFS3
A Paragon Software (conhecida por soluções comerciais de sistemas de arquivos) decidiu reescrever seu driver comercial em C puro para doá-lo à comunidade. Em novembro de 2021, o Linus Torvalds mesclou oficialmente o driver NTFS3 no Linux Kernel 5.15. Ele trouxe, pela primeira vez no kernel nativo, suporte total a leitura/escrita rápida, arquivos compactados (XPRESS/LZX) e replaying de journal. Contudo, esse driver não teve o seu desenvolvimento continuado pela Paragon, ocasionando em muitos bugs (como esses que vc estava enfrentando) o que levou a muitos usuários e distros a simplesmente bloquear esse driver e ficar com o NTFS-3G
- Em abril de 2026, com o lançamento do Linux Kernel 7.1, o cenário de drivers NTFS mudou novamente. Um novo driver (originalmente chamado de NTFSPLUS e liderado pelo desenvolvedor Namjae Jeon) foi fundido ao kernel com o nome simples de
ntfs. Linus Torvalds apelidou essa fusão de “A Ressurreição do NTFS”. Esse novo driver foi ao qual eu me referi.
Esse novo driver resolveu todos os bugs do NTFS3 e ainda apresenta excelente performance. Já copiei mais de 300GB de dados de um HD para outro, ambos em NTFS e não tive problemas. Uso aqui no meu desktop um HDD de 2TB, formatado em NTFS, mapeado tanto no Windows 11 quanto no Fedora, sem nenhum problema: todos os meus jogos da Steam e emuladores ficam nesse HD e jogo com ele sem problemas em ambos os SOs.
Pesquise ae na sua Distro como usar esse novo driver NTFS. Vale muito a pena.
[]'s