Recomendação de Sistema Operacional

Olá, eu estou usando no momento o Windows 8.1 Pro 64 bits, e queria saber qual sistema operacional (em geral) é a melhor opção para eu jogos nessa configuração:
Processador AMD C-50 1.0Ghz
4 GB de RAM
AMD Radeon 6250

Ubuntu, Linux mint ou PopOS!

No site da AMD o 6250 só tem suporte pro ubuntu 12.04, será que com versões recentes funciona?

Vai de RegataOS, que tem foco em jogos.

Não custa tentar né. E esse suporte aí deve ser relacionado aos drivers proprietários. Provavelmente os já inclusos no Kernel devem funcionar corretamente. Enfim, é testar pra tirar a duvida.

Será que fica lento, vi o RegataOS aqui e diz que precisa no mínimo 2GHz, e só tenho 1

Essas informações que estão no site, são referentes aos drivers proprietários da AMD. Nas distros, o drivers (open-source, e é bem melhor que os proprietários) já estão incluso no kernel, assim como os drivers opengl que já vem instalado por padrão (mesa). Então pode instalar qualquer distribuição qur você terá suporte nativo (a qualidade depende da distribuição). Geralmente esses drivers tem uma dependência de um firmware proprietário.

Exemplo: Eu uso atualmente duas distribuiçoes: Gentoo e Opensuse Tumbleweed, e nas minhas duas instalações eu não precisei instalar drivers da placa (HD6470) do meu notebook.

Aqui minha instalação gentoo:

E aqui do Opensuse:

Usando o comando:

lspci -kk | grep radeon

Captura de tela de 2021-03-11 12-16-28
Dá para ver que o sistema tá usando o driver que já vem com o sistema operacional

Uma vez testei o Minecraft no Linux Mint e só deu 30 a 60 fps, e no Windows deu 100-120 por que isso acontece?

Olha, geralmente a performance em Linux no MInecraft é superior ao Windows ( Benchmark comparativo: Minecraft Benchmark - Linux vs Windows - YouTube). O que pode impactar na sua performance pode ser vários fatores: configuração gráfica do jogo, versão do Minecraft que você está utilizando e se o seu sistema está bem atualizado (melhora a performance).

A configuração de gráfico que estava era a mais mínima de todas, tudo no fast e no mínimo, o Windows 8.1 estava na build 9600, o Mint estava na 20 ou 19

Para jogos, o mais recomendável é o Manjaro XFCE…ou Regata OS

Esse hardware pra jogos e so com windows, com exceção do windows 10… Esses modelos “C” da AMD sao bem fraquinhos com o clock baixo
Se for usar Linux use uma distro com XFCE ou LXQT como o Xubuntu ou Lubuntu que funcionam melhor nesse aspecto, fora isso nao tem como “melhorar”

Eu testei o RegataOS e ficou MUITO lento, acho que vou ter que ficar no Windows

talvez vc pode dar uma chance ao Manjaro XFCE, que exige no minimo só 1GB de RAM

Não muda tanta coisa assim de distro pra distro, mas com essas configurações, o jeito é ir pro lado mais leve possível da força.

DE: Xfce, LXQt

Base: Ubuntu, Fedora, Arch (se conseguir instalar, era uma boa, vem poucos pacotes pra facilitar a vida. Nada de trocentas coisas em background).

Pro minecraft: use o mod fabric com sodium lithium e phosphor, melhora e muito o FPS.

Manjaro, Pop OS, Mint ou Ubuntu
Nessa ordem

O Regata, por ser baseado no openSUSE, deve estar usando o BTRFS por padrão, ai fica um pouco mais pesado mesmo. Não espere milagre em jogos com qualquer distro que lhe recomendem, visto que seu PC é bem fraquinho. O que as distros farão é lhe propoercionar um uso mais fluido para atividades mais básicas (navegar na internet, usar uma suite office e coisas do tipo). Tente usar uma distro que use XFCE, LXQT, Mate. Exemplo: Manjaro XFCE, Xubuntu, Lubuntu…