Recomendação de linux

Boa tarde, estou pensando em migrar do Windows para o Linux. Uso muito o computador para estudar e jogar, queria saber se vale a pena ? Meu Pc é um Ryzen 7 5700x3d e uma 3060 ti. Se vale, qual distribuições vocês me recomendam? E a adaptação é fácil ? Obrigado a todos!

Comece com dual boot não remova o windows de uma vez, Instale o linux mint cinamon ate aprender o basico.

1 curtida

Opa, obrigado por me responder. Eu baixei a versão nobara. Não compensa ?

Ela é boa também mas pode ser mais difícil resolver problemas se algo der errado por ser baseada no fedora e ter menos usuários q o mint, faz o teste e vê se tudo funciona direitinho.

Olá! Seja bem-vindo! Vamos por partes

Depende muito do que você utiliza. Se você joga jogos da Steam, usa o Computador para coisas comuns (como Editar Textos em algum Office e navegar na Internet) e programas que tem para Windows e Linux, o Linux vale a pena.

Agora, se você depende de um programa que é específico para o Windows e que não há alternativas, aí pode não valer a pena.

O que pega um pouco é a nVidia, que você pode enfrentar problemas. Embora que haja relatos de que o suporte da nVidia melhorou no Linux nos últimos tempos.

Quanto a distribuições, por você ser um iniciante, o Linux Mint, ZorinOS e TigerOS são bons pontos de partida.

O Nobara é baseado numa excelente distro que é o Fedora. Porém, pode ser que você encontre dificuldades para procurar ajuda em caso de problemas.

Esse ponto, depende muito. Pode ser que a adaptação seja mais fácil ou mais difícil a depender do que você utiliza no Windows. Se você utiliza programas que só tem no Windows, pode ser que a adaptação seja um pouco mais difícil, pois você vai ter que buscar alternativas.

Agora, se você utiliza programas que tem para Windows e Linux, a adaptação vai ser muito mais fácil. Embora, pode haver diferenças nos programas entre as versões.

Dito isso tudo, esses dois episódios do DioCast pode te ajudar nessa migração:

3 curtidas

Perfeito, uma última dúvida é que eu tenho 3 ssds na máquina e quero usar um só para o Linux. Como seriam as configurações para instalar como dual boot ?

Em máquinas com UEFI (de 2014 em diante) você instala o Linux em um dos SSDs, e com isso o Linux será registrado com uma entrada na UEFI. Mesmo se ele estiver em outro disco.

Recomendo o Linux Mint, pois ele irá identificar mais fácil o Windows, que estará em outro SSD sem configurações adicionais.

E basicamente, na instalação você vai selecionar o disco e instalar o Linux Mint, ele vai identificar os outros sistemas e colocar um menu para selecionar qual sistema você quer ao ligar o computador.

1 curtida

Recomendo 3 para você ir se familiarizando: ZorinOS, PoP!_OS ou Linux Mint.

1 curtida

Pode me dar uma ajuda nas partições aqui, para instalar como dual boot ?

Aqui tem os passos para redimensionar o HD/SSD

Consegui, passar dessa parte. Obrigado! Agora sabe como faz pra reconhecer o dual boot?

Zorin OS, Linux Mint, Fedora.

Se vc realizou o particionamento e instalação corretamente e o grub (Menu de boot) não apareceu entrr nas configurações de firmware (bios) do seu computador e verifique se a distro que vc instalou está como primeiro nas opções de ordem de boot.