Recomendação de fonte

Olá, Boa tarde.

Estou montando um PC e queria algumas recomendações de fonte, pesquisei e tentei entender essa parte de fonte mas achei bem confuso por ter muitas marcas diferentes e tem essa coisa do 80 plus que nas fontes em sua maioria pelo que percebi parece que é bronze mesmo que tenha as outras categoria.
Queria comprar uma fonte bacana já pensando no futuro de colocar um Ryzen 5 ou 7 de 3° geração e uma RTX2060 (mas digamos bem no futuro), pensava em um fonte de 600w ou 550w que seja 80 plus Silver que esteja entre 350 e 450 algo por ai.

Minha configuração seria:

• Ryzen 5 2400g;
  • b450m-gaming br ASUS;
  • Cooler Pichau Sage-X;
  • SSD Husky 120g;
  • Memoria RAM 2x4g 2666hz Husky.
1 Curtida

De uma forma bem resumida o selo 80 Plus nada mais do do que a garantia de que a fonte consigam manter sua eficiência de pelo menos 80% quando submetida a testes de cargas em 20, 50 e 100% de uso. Quanto maior sua eficiência um selo é atribuído, 80 Bronze, 80 Gold…

É preciso tomar cuidado, pois, algumas fabricantes colocam selo 80 Plus sem suas fontes de baixa qualidade para enganar os consumidores, é sempre bom pesquisar o modelo ou procurar fontes de marcas conhecidas, Seasonic, Corsair, XFX, EVGA, PCYes, Cooler Master (depende do modelo).

Para seu sistema uma boa fonte de 500W 80 Plus Bronze já da conta do recado e até mesmo para upgrades futuros que você mencionou.

Das fontes fabricadas pela Corsair procure pelos modelos CX e CV (500, 550, 650Watts…) que já possuem selo Bronze e acha na faixa de 400 ~ 500 reais.
Um ótimo site para consultar sobre fonte é o Club do Hardware onde eles fazem testes de vários marcas e modelos de fontes.

2 Curtidas

Um ótimo lugar para usar como referência na escolha de fontes, é a TecLab - YouTube. Eles fazem testes bem rígidos nessas fontes para saberem de suas capacidades e afins.

1 Curtida

Obrigado pela ajuda, essa parte de fonte me deixou um tanto quanto em duvido sobre qual escolher pela grande quantidade de oferta.