Recomendação de distros que extraem o máximo do desempenho em jogos

Acompanho alguns vídeos no Diolinux e pela tabelinha do Dio o Opensuse parece ser de longe a melhor opção, mas eu queria coletar algumas opiniões aqui e o q vcs acham (até pq a planilha do dio é uma pequena amostra de algo mt maior), eu sou tarado por FPS alto e instalei o opensuse, uma distro realmente bem legal mas n sei ao certo se tive ganho de desempenho ou não, já q meu PC n é exatamente ruim e é difícil perceber ganhos se n tiver com um jogo EXTREMAMENTE pesado.

Quais distros recomendam?

O que se leva em conta é o driver da GPU a API grafica, o resto pouco importa.

2 curtidas

Kernel mais recente contribui para o bom desempenho do Tumbleweed e o mesmo ocorre no Arch por serem distros RR, mais isso é muito relativo varia muito de hardware para hadware.

1 curtida

Olá @Valteci_Junior, tudo bem contigo?

Existem algumas distros com foco em aproveitar o máximo dos jogos, as duas com maior destaque atualmente são o Garuda Linux e o Nobara Project.

Além de softwares atualizados, estas distros facilitam a instalação de outras coisas que podem ser úteis na jogatina como o Proton, MangoHUD, GSOverlay e um monte de outras coisas.

O BigLinux apesar de não ter foco em jogos, também possui uma boa customização e facilita a instalação destes recursos, com a diferença que vem com KDE pré-instalado.

:vulcan_salute:

1 curtida

Regata OS (baseada no OpenSUSE, brasileira, suporte brasileiro)

Nobara Linux (base Fedora) e PikaOS (base Ubuntu), especialmente com customizações para AMD até no kernel.

1 curtida

Manjaro, BigLinux, RegataOS, Nobara Linux(praticamente nessa ordem, mas a diferença e muito visível em hardware limitado)
Base Deb e bem ruim pra competir com os citados

1 curtida

Como o @tiagoquintino e o @aguamole já dissera, Hardware, API Gráfica (Vulkan x openGL) e Kernel mais recentes são os que mais impactam. Se você tiver uma Radeon, a boa é ir de Rolling Release, se for Nvidia, point release/Tik Tok, pois a verdinha costuma fazer graça com Kernel bleeding edge

Lembrando que o Regata usa o openSUSE Leap como base, então os pacotes são mais antigos, mas não nível Debian Stable.

1 curtida

Valeu pelas respostas rapaziada, eu to com o Opensuse e apesar dele ter um ótimo desempenho, as vezes o sistema da umas travadas esquisitas demais, vou pesquisar bastante sobre o biglinux já q é br e chamou minha atenção pelo desempenho, provavelmente irei testar ele