alô, estou a tentar dar vida ao meu portátil mais antigo, para evitar desfazer-me já dele, o intuito é que fique funcional e minimamente fluido, as specs da maquina são o CPU Intel® Celeron® 540 cache de 1 M, 1,86 GHz, barramento frontal de 533 MHz, GPU Mobile Intel(R) 965 Express Chipset Family, 3GB RAM DDR2, 320GB HDD, atualmente está rodando Linux Mint 21.3 xcfe, estou bastante mais contente em comparação ao windows, mas gostava de saber se há algum OS alternativo que forneça funcionalidades idênticas às do Mint mas que ofereça maior fluidez, e a possibilidade de lhe dar alguma utilidade que com este OS não consegue executar (por exemplo: assistir tv, entre outros). Caso não seja possível que com estas specs execute muito mais do que está a executar se me poderem recomendar boas alternativas que proporcionem uma experiencia idêntica (que pelo menos tenha a opção das webapps e alguma personalização estética) e, tanto ou mais fluida agradeço, que assim também vou experimentando e vejo qual se adapta mais a mim.
Desde já muito obrigado pela atenção
Uau, você foi bem específico. Vou dar a minha opinião sobre algumas distros que você pode usar:
Arch Linux: Uma experiência 100% idêntica ao Linux Mint seria bem difícil. Porém um sistema que, dependendo de como você instala, pode ser bem leve e muito personalizado, seria o Arch Linux. Apesar de ser meio comlicado de se instalar corretamente, você instala apenas o que você vai precisar, e instala também uma interface gráfica que você quiser (de preferência o XFCE, por ser bem leve).
Agora, se você quiser menos trabalho, três sistemas que eu recomendo são: Bodhi Linux, Raspbian-OS Desktop e Puppy Linux (fossapup-9.5 64bits).
Bodhi: O Bodhi mais recente é 64-bits (que é o caso do seu processador), e é um sistema extremamente leve baseado no Ubuntu. Consome em média 200MB de RAM, e o Bodhi em si consome quase nada do processador. O Bodhi é um sistema bem minimalista. Minimalista até demais, chegando a ser meio vazio para alguns usuários. Mas isso não é necessariamente um problema. Eu usei o Bodhi 5 32-bits no meu Notebook com um Intel Atom 1,89 GHz 32-bits com 2GB de RAM. Rodava muito bem, consumindo 150MB de RAM (lembrando que eu usava a versão 5). Claro que não dava pra rodar nenhum programa muito pesado, mas mesmo assim, o Youtube e algumas versões mais antiguinhas do Minecraft rodavam bem melhor do que quando eu estava com o Ubuntu ou com o Windows 7 instalado. Mais tarde eu troquei pro Raspian só para conhecer, e eu acabei ficando nele mesmo. Não por ser melhor, fiquei por ficar mesmo.
Raspbian: O Raspbian-OS Desktop é um porte x86 do Rapian-OS arm feito pro Raspberry Pi. Ele é levemente mais completinho do que o Bodhi, vindo até mesmo com alguns joguinhos instalados. Ele consome um pouco mais de RAM do que o Bodhi, cerca de 250MB a 300MB, mas nada que atrapalhe. Esse é o sistema que está atualmente instalado na minha batata, e para o que eu ando usando esse meu notebook (acessar sites de artigos, escrever trabalhos e programar), ele está dando conta.
Puppy Linux: Como o seu processador é 64-bits, caso você escolha o Puppy, eu recomendo que você instale o fossapup-9.5. O Puppy Linux tem uma peculiaridade interessânte: Durante o boot, ele copia o sistema operacional para a memória RAM, a fim de deixar o sistema mais rápido. Isso explica porque o boot dele é demorado. Como você tem 3GB de RAM, consumir aproximadamente 750MB de RAM logo no início não será um problema muito grande. Porém, um ponto negativo do Puppy, é a sua instalação. Ela é um pouco difícil de se entender. Por isso, eu recomendo que você assista tutoriais do YouTube de como instalar o fossapup, para evitar erros durante a instalação.
A minha dica final é: pesquise sobre essas distros, e teste-as você mesmo para chegar as suas próprias conclusões.
Rapais, mais fluido que isso ai é OS de linha de comando mesmo. E também você querer que um OS fluido rode programas que não são fluidos de forma fluida não tem lógica, só vai ficar fluido se o programa que você usa tmb for fluido. Sua maquina não aguenta rodar youtube então independente do quanto o OS for fluido isso não vai tornar o youtube fluido. Pois bem, existe navegador de linha de comando que roda o youtube é provável que esse navegador rode o youtube mas vai ser tudo em caractere.
uma distro que eu recomendo fortemente é o raspbian, tentei de tudo no meu antigo celeron mas nada dava certo. o raspbian rodou de forma fluída e satisfatória para o meu uso.
Dizem que o LXQt é mais leve que o XFCE.
O Bodhi Linux me parece uma boa também.
muito obrigado pela suscita explicação, certamente vou experimentar todas e ver qual me agrada mais
muito obrigado vou procurar mais informações e certamente vou experimentar
certamente vou experimentar muito obrigado pelo feedback, estou bastante curioso em relação ao raspbian
entendo o teu ponto de vista, mas a intenção não é fazer milagres mas sim arranjar alternativas aos problemas existentes, como é o caso de webapps que acabam por ser uma excelente alternativa invés de carregar o sistema com apps pesadas (btw youtube js org, uma excelente alternativa ao youtube que roda bem fluido mesmo no mint), entre outras a fluidez a que me refiro é num os leve e fluido quanto ao resto conheço as limitações da máquina. de qualquer forma muito obrigado
Existe uma gambiarra pelas comunidades “Windows XP”, em que você poderá simplesmente utilizar o VLC Media Player para que assista os vídeos, sem carregar o Design e coisa do tipo
O maior problema sendo o fato de que você não poderá ver os outros vídeos, exceto pesquisando na própria pesquisa do Google ou YouTube, porém você poderá ver os vídeos em uma resolução maior que 120p (nesse caso rodou em 360p, mas talvez seja por conta de um bug)
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.