Recomendação de aparelho leitor de e-books com tela e-ink até R$ 400,00

Olá, pessoal!

Ultimamente ando interessado em comprar um leitor de e-books. Como meu trabalho é acadêmico, passo muito tempo lendo, e ler em uma tela e-ink é muito mais confortável que ler em uma tela convencional que emite luz.

A primeira recomendação que vem à cabeça é o Kindle, da Amazon, mas eu gostaria de comprar um equipamento sem conexão com a referida empresa. Quero basicamente algo onde eu possa colocar, via USB, artigos científicos e e-books no formato PDF. Gostaria também que tivesse luz noturna.

Dei uma olhada em marcas como Kobo, Tolino e Mars. Alguém já usou um equipamento de alguma dessas marcas?

Penso em gastar uns R$ 400,00, mas posso investir mais se compensar.

Desde já, obrigado.

2 curtidas

Olá, existe algum motivo para você não querer o Kindle ?, eu tenho um kobo Nia e um Kindle de décima geração, e apesar do armazenamento do kobo ser muito maior, acho o kindle muito mais confortável para ler.

1 curtida

Opa, obrigado pela resposta!

Bem, quanto ao Kindle, não é exatamente não querer, mas… Preferia algo focado no armazenamento local, sem precisar depender da Amazon e ter que criar conta lá. Se o Kindle for mais interessante, contudo, posso acabar pegando ele mesmo.

Você consegue plugar o Kindle no PC por USB e passar qualquer arquivo PDF livremente para a memória interna dele? E por que o considera mais confortável para ler?

1 curtida

Sim, você pode conectar no USB e transferir PDF para ele How to Read PDF on Kindle - Updated 2022, eu acho que as opções de personalização de leitura dele, como os formatos de fontes de alto contraste e aumento livre de tamanho, associado com o tom mais pastel da tela lembrando um jornal, tornam a leitura muito mais agradável, já li 600 páginas em um dia sem sentir a vista cansada, não consigo isso no kobo.

2 curtidas

Estou fora desse “mercado”, por isso nem ia responder, mas esta colocação me deu cócegas nos dedos!

Não sei se lhe será útil, mas eis o que fiz, depois de 2 ou 3 décadas baixando PDFs e outros formatos:

1. Atualmente, prefiro o formato ePub, sempre que existe essa opção

2. Só tenho PC – pois mantenho o celular só para telefonemas, Zap dos mais chegados, e fotos – por isso, uso PC para leitura de livros eletrônicos.

3. No PC, adotei o Foliate para leitura de ePub’s.

4. Também não gosto desses esquemas de “leitura on-line”. – Leio principalmente o que posso baixar.

5. Odeio o feudalismo virtual. – Se faltar luz e eu ficar sem conexão, leio à luz da lamparina :innocent:

1 curtida

Cara, sobre outros leitores digitais não tenho nenhuma noção, mas de fato hoje o kindle se tornou uma referência.
Tenho um da 10º geração desde 2020, você vai conseguir ler os principais formatos, mas nos pdfs tem algumas ressalvas, exemplo: Se é um pdf xerocado, nem rola, se for digital ele consegue converter todo o pdf porém as imagens não ficam tão boas assim, mas se for tentar ler o pdf mesmo sem conversão não recomendo, você até consegue sabe ? porém com dificuldade pois fica muito pequeno, dá para ampliar ? dá, porém a experiência é ruim.

Pelo que estou vendo você se preocupa com privacidade (posso está enganado), mas como alternativa você pode deixar sempre no modo avião seu kindle, utilizar o cabo usb para transferir seus ebooks, hqs, artigos, e pdfs. Mas acho que na primeira inicialização você precisar logar com sua conta, não lembro se existe outra possibilidade, mas se não for problema para você, tu pode logar com a conta de uma pessoa de sua confiança.

Armazenamento de fato é “pequeno”, mas até hoje não conseguir nem passar da metade, porém não sei o seu uso, então recomendaria a nova geração de entrada, que está no valor de R$500,00 vem com 16GB por padrão, segue algumas imagens de exemplo do meu kindle PDF.

PDF (sem conversão)

PDF (sem conversão com zoom)

PDF (convertido)

Qualquer coisa tamo ai !

2 curtidas

Obrigado pelas respostas, pessoal!

Essa informação é bastante importante. Acho que vou acabar optando pelo Kindle mesmo.

Na realidade, ao enviar os arquivos para o Kindle por meio da nuvem da Amazon, creio que eles também são baixados localmente no aparelho. E, como a bateria dura muito tempo, você teria muitos dias de leitura mesmo sem energia, rs.

Tenho usado o computador e o smartphone para ler documentos e e-books por enquanto. Mas o conforto da tela e-ink é incomparável. Ler em telas emissoras de luz por muito tempo pode causar grande incômodo, especialmente à noite, o que não ocorre em equipamentos como o Kindle.

Muito obrigado por ter indicado essas ressalvas. Essa questão da conversão que você indicou é bastante relevante pro meu caso. O próprio Kindle tem a opção de converter ao abrir o arquivo?

Os artigos seriam como esse que você mostrou no exemplo.

Sobre a questão da Amazon, não, não seria por privacidade. Eu apenas não sou muito fã da empresa e não queria ter que criar mais uma conta para usar algo que só pretendo utilizar de forma local… Mas se precisar criar para configurar eu crio sem problemas.

Vou dar uma olhada nessa versão que você indicou. :wink:

2 curtidas

Mano, a Amazon te da essa opção quando você envia os ebooks por email, tipo … Você anexa o arquivo no assunto do email escreve “convert” dai ele chega no seu kindle convertido para o formato padrão do kindle. MAS …
Como você está optando local e o mínimo de vínculo possível, você pode usar o Calibre para converter e passar para o seu Kindle, inclusive, o calibre é o mais recomendado para isso. Uso com uma certa frequência.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.